Publicado em 21/08/2024 as 8:00am
Brasileira que vendeu brigadeiro para estudar ganha bolsas em 5 universidades dos EUA
Do dia 25 ao 29 de agosto, a Feira gratuita EducationUSA 2024 leva mais de 40 universidades para Rio, São Paulo e Brasília
Um dos maiores interesses da jovem Mariana Féo, de 19 anos, é o impacto global que a poluição luminosa e a radiação indiscriminada de luzes artificiais podem trazer para a população e para o meio ambiente. Ela é uma das integrantes mais jovens de duas sociedades científicas mundiais, a Dark Sky International e a União Astronômica Internacional (IAU).
Mariana cursou o ensino médio como bolsista de uma escola particular da Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro. Para arcar com seus custos pessoais e dos projetos para que era convidada, a jovem fazia brigadeiros para vender no colégio, criou uma vaquinha online e trabalhou como barista em uma cafeteria. A adolescente já foi palestrante da TedX, evento de palestras, onde falou sobre astronomia, além de receber diversos prêmios e medalhas em Olimpíadas de matemática e astronomia.
Foi com esse currículo impressionante e com a orientação do EducationUSA, órgão ligado ao Departamento de Estado Americano que orienta brasileiros que queiram estudar nos Estados Unidos, que ela foi selecionada com bolsa de estudos integral em cinco universidades americanas, nos estados de Nova York, Minnesota, Georgia, e Wisconsin.
“Estudar física me realiza, estou muito animada com a oportunidade. A poluição luminosa impacta todo o mundo, desde o desenvolvimento de uma criança que cresce olhando para o telefone, por exemplo. Os problemas ambientais são totalmente piorados pela presença de poluição luminosa, principalmente em comunidades de baixa renda. E como a luz daqui para frente só vai aumentar com o desenvolvimento da tecnologia, eu sinto que é algo muito importante que eu consigo fazer a diferença,” conta Mariana Féo.
No início de setembro, Mariana viaja para Minnesota e lá dará início a seus estudos em Física e Ciências Ambientais na Carleton University .
Para comemorar o bicentenário das relações diplomáticas entre os Estados Unidos e o Brasil, o EducationUSA dará a oportunidade para outros jovens começarem a trilhar o caminho rumo a uma instituição de ensino norte-americana. Nos dias 25, 27 e 29 de agosto, mais de 40 universidades participam da Feira EducationUSA 2024, a maior feira gratuita para ensino superior nos Estados Unidos. Há opções de faculdades de graduação, mestrado, doutorado, cursos de curta-duração e cursos de inglês.
A feira é gratuita e as inscrições devem ser feitas no site: http://bit.ly/FEIRAEDUSABR
Os participantes terão a chance de conversar diretamente com os diretores de admissão das universidades norte-americanas, tirar dúvidas e obter mais informações sobre as instituições.
Serviço
Feira EducationUSA 2024
Quando: De 25 a 29 de agosto
Onde: Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília
Inscrições: http://bit.ly/FEIRAEDUSABR
Quanto: Gratuito
Rio de Janeiro - 25 de agosto
Das 15:00 até 18:00 horas
Hilton Rio de Janeiro Copacabana Av. Atlântica, 1020 – Copacabana Rio de Janeiro
São Paulo - 27 de agosto
Das 17:00 até 20:00 horas
Hotel Intercontinental, Alameda Santos jardim Paulista, 1123 São Paulo, SP
Brasília - 29 de agosto
Das 17:00 até 20:00 horas
Centro de Convenções e Eventos - Brasil 21 SHS Quadra 06 Conjunto A Brasília, DF
Por que procurar o EducationUSA? O EducationUSA é a rede oficial do Departamento de Estado para informações sobre estudos nos EUA e possui uma rede global de mais de 400 centros de orientação. No Brasil, o EducationUSA possui 42 escritórios situados em universidades brasileiras, centros binacionais Brasil- Estados Unidos e Espaços Americanos (American Spaces). O EducationUSA orienta os alunos na busca de opções junto às mais de 4.700 universidades a nível de graduação e 1,700 programas de mestrado e doutorado com informações sobre admissão e bolsas de estudos. Mais informações sobre EducationUSA no Brasil aqui: https://www.educationusa.org.br
Fonte: Da redação