Publicado em 5/09/2024 as 9:00pm
Autoridades de Denver (CO) removem placas racistas e anti-Kamala Harris em pontos de ônibus
Autoridades de Denver, Colorado, estão trabalhando para remover placas racistas e ofensivas...
Autoridades de Denver, Colorado, estão trabalhando para remover placas racistas e ofensivas contra a vice-presidente Kamala Harris que surgiram em vários pontos de ônibus ao longo da Avenida Colfax no dia 29 de agosto. O incidente, que também foi relatado em pelo menos outro estado, levanta preocupações de que este seja um fenômeno nacional.
A primeira placa em Denver foi notificada por um motorista de ônibus por volta das 5h da manhã, em um ponto próximo ao cruzamento da Avenida Colfax com a Rua Oneida. De acordo com o comunicado do Distrito Regional de Transporte (RTD) de Denver, a placa de metal estava fixada ao poste do ponto de ônibus com rebites e aparentava ter sido instalada pouco antes de ser descoberta.
Cerca de três horas depois, no bairro Congress Park, outro incidente foi testemunhado por um morador local. Greg Bell, que estava indo a uma loja Sprouts na esquina da Avenida Colfax com a Rua Garfield, avistou duas mulheres brancas instalando uma placa semelhante em um ponto de ônibus. Bell, que inicialmente não entendeu a gravidade da situação, reconheceu a cena ao ver fotos das placas nas redes sociais mais tarde naquele dia.
“Eu gostaria de poder dizer que estou surpresa, mas em um ano em que uma mulher negra pode se tornar presidente dos EUA, aqueles que carregam ódio em seus corações vão coordenar campanhas caras e atrozes como essa para causar divisão”, declarou a vereadora de Denver Shontel Lewis em uma postagem na rede social X.
As placas, que foram parafusadas aos postes dos pontos de ônibus, foram descritas como "chocantes, ilegais e odiosas" pelo procurador-geral do Colorado, Phil Weiser. Em um comunicado, Weiser enfatizou que “o ódio contra qualquer um de nós deve ser tratado como ódio contra todos nós.”
Fotos divulgadas por Lewis mostram as placas instaladas no ponto de ônibus na Avenida Colfax, perto do National Jewish Health, a oeste do Colorado Boulevard. As autoridades continuam investigando o incidente e trabalham para remover as placas restantes e identificar os responsáveis.
O caso sublinha o crescente clima de tensão política e racial nos Estados Unidos, à medida que o país se aproxima das eleições presidenciais de 2024, nas quais Kamala Harris é uma das principais candidatas.
Fonte: Da redação