Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 6/09/2024 as 10:00am

Chef Fabiana Weston compartilha sua jornada de superação e sucesso na gastronomia

Fabiana cresceu em um ambiente de gastronomia, influenciada por sua avó, que possuía um buffet. Mesmo tendo uma carreira de sucesso na área de beleza, sua paixão pela cozinha a levou a abrir um negócio de festas no Brasil. 


chef de cozinha Fabiana Weston - Credito Foto - Jessica Brito

A chef de cozinha Fabiana Weston, em entrevista ao programa "De Frente com Elas", transmitido pelo Brazilian Times, compartilhou sua trajetória inspiradora. Nascida e criada em Santos, Fabiana passou de cabeleireira e empresária no ramo de cosméticos a Chef reconhecida nos Estados Unidos, após enfrentar uma série de desafios pessoais e profissionais.

Fabiana cresceu em um ambiente de gastronomia, influenciada por sua avó, que possuía um buffet. Mesmo tendo uma carreira de sucesso na área de beleza, sua paixão pela cozinha a levou a abrir um negócio de festas no Brasil.  Apesar de ter passado por todos os ambientes e experiências difrentes ela se especializou em Cozinha Mediterrânea.

Fabiana diz que sua mudou completamente após a perda de seu esposo para a Covid-19. Seu plano era ir morar na Itália, mas após esses eventos traumáticos mesmo confusa e abalada  ela resolveu aceitar oconvite de uma amiga e mudou a rota e seus planos; vindo para Estados Unidos sozinha, onde enfrentou desafios como a barreira do idioma e o trabalhos exaustivos.

Fabiana relembra que lá no início ela logo percebeu que sem falar inglês ela que não iria tão longe mesmo com toda sua bagagem e experiência, foi aí que ela se envolveu em diversos trabalhos dentro de restaurantes para aprimorar sua experiência e treinar o idioma. Sua trajetória nos mostra que ela nunca se limitou ao ambiente, a sua busca por oportunidades foi constante.

Ela nos conta que no início ouviu que jamais aprenderia inglês e que ser Chef de cozinha nos estados Unidos seria impossível. Determinada, e mesmo no momento em que limpava banheiros Fabiana não aceitou essas limitações e três anos depois, ela já falava inglês fluentemente e se estabeleceu como Chef, provando que a perseverança supera obstáculos.

Sibia keila - Gabi Amora, Fabiana Weston e denise martins - Credito Foto - Jessica Brito

Fabiana também relembrou sua participação no MasterChef Brasil, em 2015. Entre 10.000 inscritos, foi uma das 36 finalistas. Após o programa, abriu um restaurante em Curitiba, conquistando reconhecimento e sucesso. Chegando a criar uma franquia individual de frango frito chamado “Frango Frito de Luiz Viana”, em seguida lançou um programa no Youtube chamado “Viajando na Gastronomia” onde reproduzia receitas dos mais de 30 países diferentes que visitou.

Ela destacou a importância das viagens internacionais para aprimorar seu paladar e expandir seu conhecimento gastronômico. Toda essa bagagem foi essencial para agarrar as oportunidades quando estava de “frente com elas”.

Ela conta que trabalhou por 7 meses em um Restaurante Italiano, passou pela limpeza, a preparação dos alimentos e a lavagem das louças, quando entao o proproetario reconheceu que ela era uma Chef nata, ofereceu a a função de Sous Chef.  O proprietário do restaurante a reconheceu como uma verdadeira chef não só pelo seu trabalho mas também por estar falando inglês com mais desenvoltura. 



Incentivada por esse chefe, Fabiana resolveu enviar currículos para vários estabelecimentos e foi entrevistada pela renomada chefe Jody Adams. Para que não conhece; a Cheg Adams é proprietária dos restaurantes “TRADE” e “O Porto” em Massachusetts, e também foi proprietária e chef executiva do “Rialto” em Cambridge, Massachusetts, por mais de 20 anos, em 1997, ela ganhou o prêmio Best Chef in America Northeast.

O curioso é que mesmo sem saber com quem estava falando, Fabiana foi aprovada e iniciou um novo ciclo de grande transformação pessoal e profissional, neste local ela trabalhou por quase um ano liderando 29 funcionários; prática que impactou sua forma de gerenciar e cozinhar. 



Segundo Fabiana ela compartilha sua história de vida para encorajar não só os brasileiros mas também latinos de todos os lugares do mundo. Ela acredita que o sucesso na gastronomia vai além das habilidades culinárias e requer  perseverança, aprendizado contínuo e fé. Sua história é a prova de que com determinação é possível superar qualquer obstáculo! 



Hoje Fabiana Weston também trabalha como chef executiva prestando consultoria e assessoria executiva para empresários do ramo da gastronomia, lidera projetos e é responsável pela criação de cardápios, definição de padrões técnicos, contratação e treinamento de equipes, alcançando reconhecimento notável e ascendente.

Apesar das adversidades, incluindo a perda de seu esposo, Fabiana se reinventou nos EUA e hoje continua sua bela jornada. Em sua mensagem final Fabiana reforçou: "Aprenda o inglês, estude e tenha humildade". O programa "De Frente com Elas" ofereceu ao público a chance de conhecer mais sobre essa chef que, com coragem e fé, transforma desafios em oportunidades.

Sibia keila - Gabi Amora, Fabiana Weston e denise martins - Credito Foto - Jessica Brito_

Texto: Denise Martins
Fotografia: Jessica Brito
DE Frente com Elas

Top News