Publicado em 12/09/2024 as 10:30pm
O FRAMINGHAM BUSINESS TRADE SHOW E O FRAMINGHAM FASHION SHOW FOI UM SUCESSO
“Aqui não tem pequi, mas vou ficando por aqui. Aqui não tem as Minas Gerais, tem só saudades demais! Mara Rúbia
No sábado, dia 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, a cidade de Framingham realizou um grande evento para celebrar a cultura brasileira e colocá-la em conexão com outras culturas, por meio do Framingham Business Trade Show e o Framingham Fashion Show.
De acordo com Patrícia Costa, Especialista em Desenvolvimento Econômico da cidade, o evento atendeu às expectativas ao proporcionar networking entre os proprietários de negócios sediados em Framingham, dar visibilidade aos negócios locais e reunir a comunidade em torno de um projeto comum. Todos os expositores e patrocinadores trabalharam juntos de maneira colaborativa e orgânica, com o apoio da prefeitura.
“O resultado desta parceria entre o setor público e o privado foi muito positivo para ambos. O prefeito Charlie Sisitsky, bem como o Diretor da Divisão de Planejamento e Desenvolvimento Comunitário Sarkis Sarkisian, manifestaram compromisso em realizar o Framingham Business Trade Show e o Framingham Fashion Show anualmente, como forma de estimular os negócios na cidade. E sendo Framingham uma cidade com forte presença da comunidade brasileira, este compromisso irá repercutir positivamente sobre os negócios da nossa comunidade”.
Rodrigo Gomes, o mestre Ticotico, fez uma bela apresentação de capoeira e falou sobre o evento: “Estamos felizes por termos sido convidados para participar deste evento. Nós não temos a capoeira como um business, mas sim como um projeto social, nosso objetivo é manter a nossa cultura e trabalhar com a comunidade. A nossa roda é aberta para todos, inclusive para os americanos, mas nós queremos que os filhos dos brasileiros que moram aqui entendam a nossa cultura. A capoeira acontece na academia Olímpicos na 135, em Framingham, há 25 anos”.
A nova geração, filhos de brasileiros, vem mostrando o seu talento em praça pública. Estamos falando do jovem artista e empreendedor Kayo Sousa, de apenas 21 anos, que já tem a própria empresa, sendo CEO da Mass Home Contractors. Kayo é nascido em Framingham, filho de brasileiros naturais de Tarumirim. Além de empresário é um artista e fez uma bela apresentação de Hip Hop, cantando nos três idiomas, inglês, português e espanhol. O jovem começou a cantar com 15 anos de idade, ele tem uma paixão por música. Em seu show fez um mix cultural entre as músicas, cantou em português, inglês e espanhol. O português ele herdou em casa com os pais, o inglês aprendeu na escola e o espanhol, com os muchachos nas obras.
Kayo fala entusiasmado sobre a feira: Muita gente não acreditou nessa feira de Business, mas eu acreditei e sou patrocinador desde o começo. Eu acho que deveria acontecer mais vezes. Para mim deveria ser um dia inteiro, fechar mais a rua, chamar mais pessoas, ou deveria acontecer com mais frequência, como a cada três meses. É muito importante para as empresas aqui de Framingham, aqui as pessoas têm acesso à informações, nós fizemos muitos contatos aqui hoje”.
Ana Paula está representando a Class A Boutique: “É a nossa primeira feira de business, e para nós é muito importante porque estamos nos apresentando para o público americano, mostrando um pouco da nossa cultura e do nosso trabalho. Acho extremamente importante o apoio da prefeitura, porque unidos somos mais fortes, tem muita gente que não conhece os businesses novos que estão no centro de Framingham, para mim está sendo excelente. Esse contato tête-à-tête é muito bom, e brasileiro gosta disso. Espero que o ano que vem tenha mais, a ideia é fazer crescer esta feira”.
Josilene Carvalho, CEO da SC Cleaning Services, empresa de limpeza em Framingham, também compartilhou sua opinião: “O nosso foco é fazer a diferença na nossa comunidade, principalmente no nosso time. O diferencial da minha empresa é o de cuidar das pessoas que trabalham com a gente. Achei esta iniciativa da feira bem interessante porque é um momento de mostrar não só para a comunidade de Framingham, mas para outras comunidades também o nosso trabalho. Às vezes as pessoas sabem que tem uma empresa de limpeza, olham no Google, mas não sabem se é real. Vindo aqui você tem a oportunidade de conhecer outras pessoas e fazer networking”.
Adriana Soares, é americana, fala português, e é a CEO Adi’s Language School: “Esta feira é extraordinária, gostei muito de conhecer as outras pessoas que estão aqui fazendo exposições. Achei interessante as pessoas de Framingham que passam por aqui, achei muito legal. Ensinamos inglês, francês e outros idiomas, estamos aqui há sete anos, temos aulas online, e presenciais na escola. Além de aulas em grupo e individuais”.
Thalisson Nunes, representante da Real Print, uma gráfica especializada em todo tipo de papelaria: “A feira está bem bacana, diversificada com vários tipos de business, tem comida brasileira e muito mais”.
Samuel Almeida é o CEO do Sam Sushy de Framingham e da Real Print, natural de Guanhães, MG: “Esta feira é uma iniciativa muito legal por parte da prefeitura e dos empresários de Framingham. Eu particularmente acho que esta feira deveria existir uma vez por mês ou então a cada dois meses. Estou aqui há 27 anos, a cidade mudou muito, hoje o centro é composto por 90% de business brasileiros, portanto, esta feira é importante para unir os empresários e fazer a comunidade tanto brasileira quanto americana para conhecerem os business mais de perto”.
Mara Rúbia, criadora de conteúdo digital: “Criei umas coleções de camisetas sobre os estados brasileiros para quem está fora do Brasil. Essa feira é a primeira neste formato. Já é um sucesso porque vários expositores estão aqui e muita gente passou por aqui para nos visitar, eu creio que é uma semente plantada muito boa. A prefeitura apoiou totalmente, ela fez este evento a custo zero para os expositores, nem as mesas foram cobradas, a prefeitura cobriu tudo. Com o apoio dos business locais aqui de Framingham, é só brasilidade aqui hoje”.
O Sr. João Arruda é o CEO da Alaska TechStore em Framingham, ele faz parte do clube dos experientes na América e fala com muita alegria sobre este evento: “Um show, sucesso total, coincidiu com o Sete de Setembro no Brasil, e nós estamos comemorando aqui com esta feira. Esta é uma iniciativa pública do governo municipal e todo o comércio de Framingham apoiou, e eu e meu sócio Eduardo Pereira também apoiamos juntos. Estou nos Estados Unidos há 21 anos, há 18 anos nós fundamos a CDLE, Câmara dos Dirigentes Lojistas e empreendedores. Hoje o presidente é o nosso companheiro Alex Colombine”.
Cris Cardoso, CEO da Vivas Flower Shop: “Este evento é um projeto que estava no papel desde 2018 e este ano nós conseguimos torná-lo realidade. A intenção do Framingham Business Trade Show era fazer este network entre business e a comunidade, não só de Framingham, mas também dos vizinhos. O objetivo do evento é de nos unir para crescermos juntos. São pessoas com os mesmos ideais. Queremos mostrar que não temos bandeira, que os nossos produtos não são apenas para brasileiros, nosso comércio é para todos”.
O Framingham Business Trade Show foi encerrado com chave de ouro com um glamouroso desfile fashion show, produzido pela talentosa Kátia Ignácio e sua equipe. A bela escadaria da prefeitura converteu-se em uma passarela, muito bem decorada para as charmosas modelos brasileiras exibirem a moda e a beleza do Brasil.