Publicado em 13/09/2024 as 8:00am
Peabody (MA) celebra o Dia da Independência do Brasil pelo segundo ano
Sob um céu nublado e com a bandeira verde, azul e amarela tremulando, a Prefeitura de Peabody...
Sob um céu nublado e com a bandeira verde, azul e amarela tremulando, a Prefeitura de Peabody recebeu uma calorosa celebração do Dia da Independência do Brasil na manhã de sexta-feira, dia 06. O evento, agora em seu segundo ano, reuniu duas dúzias de membros da comunidade para honrar tanto sua herança brasileira quanto o orgulho de ser imigrante brasileiro na América.
José Vieira, um residente de Peabody que vive nos Estados Unidos há mais de 20 anos, organizou a cerimônia de hasteamento da bandeira. “Isso é muito motivador”, disse ele. “Este dia significa muito para mim porque sou um cidadão americano nascido no Brasil. Estou representando minha cultura para a nova geração que vive aqui”.
O compromisso de Vieira em compartilhar sua cultura é evidente, pois ele organizou o primeiro hasteamento da bandeira em homenagem ao Dia da Independência do Brasil no ano passado, para se conectar com vizinhos e compatriotas brasileiros-americanos.
O Dia da Independência do Brasil, conhecido como Sete de Setembro em português, é comemorado todos os dias 7 de setembro. A data marca o dia de 1822 quando o Brasil declarou sua independência de Portugal, mais de 300 anos após Portugal ter estabelecido o Brasil como território.
Vieira espera tornar essa celebração uma tradição duradoura em Peabody. “Isso representa muito sobre o Brasil e todas as portas que foram abertas na América para pessoas como eu. Simplesmente pessoas…” disse ele. “Minha visão para este país, para a comunidade brasileira e para o povo americano é grande. Nunca sonhe pequeno na sua vida”.
Em 2020, Peabody tinha 1.662 brasileiros nascidos no exterior, segundo o Censo Decenal, embora os números atuais não estejam disponíveis. No evento de sexta-feira, estudantes brasileiros da Thomas Carroll Elementary School lideraram o público na execução do hino nacional brasileiro.
Eles foram acompanhados pelos residentes de Beverly Lucas Fonseca e Breno Tonon, um pastor da Netcast Church em Danvers. Tonon refletiu sobre o significado da liberdade, afirmando: “É fácil esquecer que ser livre não é a norma e, se não tivermos cuidado com isso, as coisas podem ficar estranhas”.
Ele enfatizou a importância de lembrar as lutas pela independência e compartilhar essa lição com seus filhos a cada ano.
O prefeito Ted Bettencourt se juntou a Vieira para hasteamento da bandeira brasileira e leu uma proclamação da cidade para homenagear o feriado. “Hoje estamos celebrando o Dia da Independência do Brasil,” disse Bettencourt. “É também uma forma de respeitar as contribuições feitas pela comunidade brasileira à cidade de Peabody, e são muitas e de diversas maneiras.”
O evento não apenas celebrou a independência brasileira, mas também destacou as vibrantes contribuições da comunidade brasileira para Peabody, promovendo uma conexão mais profunda entre culturas e gerações.
Fonte: Da redação