Publicado em 23/09/2024 as 2:00pm
Festival Brasileiro em Worcester foi grande sucesso
O Brazilian Festival of Worcester foi realizado no domingo, dia 15 de setembro, no Institute...
O Brazilian Festival of Worcester foi realizado no domingo, dia 15 de setembro, no Institute Park, em Worcester. O evento contou com a participação das autoridades locais e consulares brasileiras. A ministra Maria Helena Penna ressaltou os pontos que unem a nação brasileira com a norte-americana.
Lembrou que os Estados Unidos foi o primeiro país a reconhecer a nossa independência: “Brasil e Estados Unidos são as duas maiores democracias e são também as duas economias mais pujantes das Américas. Nossas duas nações, ao longo dos séculos, estabeleceram as bases políticas e culturais mais sólidas de uma amizade duradoura. Brasil e Estados Unidos são sociedades democráticas, diversas e vibrantes. Todos esses valores e crenças compartilhados são a base de uma relação bilateral sólida e duradoura”.
Suely DiBara, organizadora do evento, fez uma acolhida emotiva aos participantes, homenageou seu estado, o Espírito Santo, e prestou um emocionante tributo ao seu marido, Matthew Michael DiBara, falecido em 5 de março de 2024.
O sol estava radiante, ao longe os convidados podiam ouvir as músicas e sentir o cheiro da comida brasileira. Tinha barraquinha com acarajé, espetinho, pastel, caldo de cana, e para a surpresa das crianças, havia até animais da fazendinha para eles brincarem. A festa foi preparada para os brasileiros matarem a saudade do Brasil.
Elio Gerônimo da Silva, natural de Conselheiro Pena, vive nos Estados Unidos desde 1988. Mora em Matha’s Vineyard, onde tem uma fazenda ‘Vineyard Farm’. Esta é a primeira vez que participa do Brazilian Festival em Worcester. “Nós resolvemos vir de última hora, mas está valendo a pena”. Sr. Elio fala com entusiasmo sobre a sua fazenda: “Na minha fazenda eu planto de tudo que dá aqui: jiló, milho brasileiro, tomate, alface, abóbora, pepino maxixe, quiabo e mamão. Tem um trailer com eventos da fazenda onde vendemos hambúrguer brasileiro e coxinha. As microcervejarias vão à fazenda para servir cerveja; nós fazemos eventos de festa de aniversário e levamos os animais para animar as festas infantis. Temos o festival do girassol em agosto e em maio temos o festival de tulipas, com parque de diversão para as crianças e em breve vamos inaugurar o labirinto”.
Thelma Costa: Está representando a Vineyard, ela e o marido alugam animais para animar a festa: Pôneis e cavalos. “As pessoas nos contratam para levar os nossos animais. A festa aqui em Worcester está muito boa, as crianças gostam de brincar com os animais, de andar no poney e tirar fotos”.
Georgeana Frias, CEO da Rio Medical, fala ao Brazilian Times sobre a importância de participar de eventos como este: “Participar desta feira é importante e faz bem estar aqui com a comunidade. Estou achando lindo porque tem muita cultura, muita variedade de comida maravilhosa, os americanos estão aqui aproveitando e conhecendo um pouco da nossa cultura. Quando não se tem a oportunidade de ir ao Brasil, a feira traz um pouco do Brasil aqui. Para os filhos dos brasileiros que ainda não tiveram a experiência de ir ao Brasil, a feira é uma excelente oportunidade”.
Felipe é representante do Projeto Help, que tem como lema: “Não te julgo, eu te ajudo”. Se a pessoa está sofrendo com depressão, ansiedade, nós estamos aqui para ajudar. Principalmente para os jovens que estão com depressão até pensando em tirar a própria vida. Nós estamos aqui para mostrar um outro lado da vida. Estamos aqui para mostrar que existem pessoas que venceram este problema. @help.fju.
Giselly Val é consultora licenciada da EMBRACEL. Estava expondo na feira e sorteou uma TV: “Estou apaixonada por esta feira, é um evento maravilhoso, com muitas oportunidades de negócios, principalmente para orientar a comunidade brasileira sobre o que eles precisam”.
Néia Silva e Marli Patrício, estavam expondo as suas artes e produtos brasileiros. Elas são duas aventureiras que moram em um trailer e há 15 anos vivem na estrada, onde o clima estiver bom e tem festa brasileira, ali estão elas. Néia fala sobre o festival de Worcester e da sua experiência de vida: “A festa está muito boa, temos a oportunidade de mostrar o nosso trabalho. A vantagem de viver em um trailer é que a gente conhece muitos lugares diferentes e pessoas diferentes” .
Ronilda Aragão é proprietária da Art Natura e estava expondo os seus produtos: “Já participei desta feira antes, aqui é muito bom para a gente mostrar o nosso business e conquistar novos clientes”.
Lorrayne Reiter é representante do Brazilian Worker Center: “A feira de Worcester é muito importante para mostrarmos o nosso trabalho, principalmente para atender as famílias recém chegadas. O evento está sendo muito proveitoso. Está tudo maravilhoso, todos engajados. A Suely organizou tudo de maneira incrível, estou bem impressionada”. O Brazilian Worker Center está localizado em Allston, para oferecer ajuda e treinar o trabalhador brasileiro.
Lucio da Silva, CEO do Império Brasil: “É a segunda vez que participo, mas quero participar todos os anos. Nosso objetivo é divulgar o nosso açougue. Aqui está muito bom, muita comida típica como pastel, caldo de cana e acarajé. Como sou baiano já comi acarajé”.
Os participantes puderam apreciar a roda de capoeira do Mestre Chuvisco, forró com Clodoaldo Paiva, Marcelo Calazert, Grupo 5+5, Sérgio Almeida, uma bela apresentação da Ellie Khadijah Dancer.
A cada ano a feira apresenta mais atrações para a comunidade, o Brazilian Festival é um momento único para a comunidade se confraternizar.
Fonte: Eliana Marcolino