Publicado em 23/09/2024 as 4:00pm
Sonhos e Conquistas: Jovens piauienses partem para intercâmbio nos EUA
A poucas horas de embarcar para os Estados Unidos, Willian Rafael, de 17 anos, enfrenta o...
A poucas horas de embarcar para os Estados Unidos, Willian Rafael, de 17 anos, enfrenta o desafio de fazer sua bagagem caber em uma mala. A mãe, Francisca Soledade, observa da janela do quarto, já sentindo os primeiros sintomas da saudade enquanto seu filho dá os primeiros passos em direção a um futuro promissor.
Will, o quarto filho entre cinco irmãos, é um dos vencedores do Seduckathon, competição promovida pela Secretaria da Educação do Piauí (Seduc), que visa estimular o desenvolvimento de novas tecnologias. Como prêmio, ele e 27 outros estudantes da rede pública estadual ganharam um intercâmbio educacional de um mês nas escolas Worcester Technical High School e Framingham High School, ambas reconhecidas no ensino tecnológico nos EUA.
O grupo embarcou na última sexta-feira (20) no Aeroporto Petrônio Portela e permanecerá nos Estados Unidos de 21 de setembro a 19 de outubro de 2024. Seis das dez equipes vencedoras do Seduckathon participarão do intercâmbio; as demais equipes têm uma viagem programada para a Coreia do Sul em outubro.
Will se tornou uma referência no Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Professor João Mendes Olímpio de Melo, o Premen Norte. Nascido e criado no bairro São Joaquim, na zona norte de Teresina, ele vê sua conquista como uma oportunidade não apenas para ele, mas para toda a comunidade. “Sou o primeiro da vizinhança a ter a chance de sair do país. Espero inspirar a próxima geração a buscar novas oportunidades e a não esquecer de onde vieram”, afirma.
O orgulho de Francisca Soledade é palpável. “Ele sempre foi muito inteligente. Agradeço a Deus, ao governador Rafael Fonteles e ao secretário Washington Bandeira por essa iniciativa. A emoção é forte, e a ficha vai caindo”, diz, emocionada.
Will não se encaixa no estereótipo do “nerd”. Além de ser dedicado aos estudos, ele é apaixonado por música, moda e esportes. A música, especialmente em inglês, sempre fez parte de sua vida e será uma estratégia para sua ambientação em Boston. “Aprendo melhor vendo e ouvindo. Desde pequeno, escutava músicas em inglês, o que me ajudou com a pronúncia”, comenta.
O secretário Washington Bandeira destacou a importância do intercâmbio. “Esses jovens são o presente do Piauí. Os trabalhos desenvolvidos no Seduckathon são ferramentas valiosas que beneficiarão não apenas eles, mas também a comunidade escolar”, afirmou.
Do outro lado da cidade, Paulo Victor, também de 17 anos e colega de equipe de Will, compartilha a expectativa pelo intercâmbio. Mais tímido, ele destaca a amizade que desenvolveu com Will e Arthur, outro membro da equipe. “A convivência ficou mais próxima por causa do Seduckathon. Eu sempre fui mais reservado, mas nossa amizade foi natural”, revela.
Paulo, que sempre teve interesse por tecnologia, lembra do seu primeiro celular, que despertou sua curiosidade. “Comprei meu primeiro celular quando tinha oito anos, e isso me levou a pesquisar mais sobre tecnologia”, diz. Ele também participou do Seduckathon e não esperava realizar o sonho de um intercâmbio tão jovem. “É uma oportunidade incrível, já que muitas pessoas passam anos se preparando para isso”, comenta.
Durante o intercâmbio, os alunos serão acompanhados por professores e representantes da Seduc, que garantirão segurança e bem-estar. Todos os custos estão sendo cobertos pelo Governo do Estado, que também forneceu materiais de estudo e notebooks para os alunos e professores.
As famílias dos estudantes estão confiantes de que essa experiência será um divisor de águas em suas vidas. “Do Piauí para o mundo” é o lema da comitiva, que espera voltar ainda mais inspirada e consciente do papel transformador que desempenham em suas comunidades. “Sentirei saudades, mas sei que ele estará estudando e buscando seus objetivos”, finaliza Luiza, mãe de Paulo Victor, com um sorriso cheio de esperança.
Fonte: Da redação