Publicado em 25/09/2024 as 2:00pm
Estudantes piauienses iniciam intercâmbio em escolas de tecnologia em Massachusetts
Nesta segunda-feira, 23 de setembro, os estudantes da rede estadual de ensino do Piauí,...
Nesta segunda-feira, 23 de setembro, os estudantes da rede estadual de ensino do Piauí, vencedores da 1ª edição do Seduckathon, começaram um intercâmbio de um mês nas renomadas Worcester Technical High School e Framingham High School, localizadas em Massachusetts. As duas instituições são reconhecidas por sua excelência no ensino de Tecnologia e acolherão os piauienses durante os próximos 30 dias.
Os alunos, oriundos dos Centros Estaduais de Tempo Integral (Cetis) Maria da Conceição Salomé, de Teresina, e Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves, foram recepcionados na Framingham High School (FHS). Com mais de 2.600 estudantes de diversas nacionalidades — sendo cerca de 60% brasileiros ou de famílias brasileiras — a FHS oferece uma variedade de aulas, incluindo Programação, Jogos, Inglês, Matemática, Artes e Esportes. "Aqui, eles terão acesso a todos os espaços e serviços da escola", destacou o secretário de educação Washington Bandeira.
Outras equipes, provenientes do Liceu Parnaibano e do Ceti Premen Norte, de Teresina, além do Ceti Raimundo Pessoa, de Paulistana, e do Ceti Paulo Freire, de Guaribas, visitaram a Worcester Technical High School, onde foram recebidos pelo diretor Drew Weymouth.
O estudante William Rafael compartilhou sua empolgação: “Minha primeira impressão está sendo maravilhosa. Aqui é um lugar incrível com pessoas incríveis. Já fiz diversas amizades, tanto com brasileiros quanto com americanos. A gente ouviu funk, dançou, e está sendo maravilhoso.”
Washington Bandeira enfatizou a importância dessa experiência: “Nossos alunos estão passando um mês aqui, tendo aulas especiais, em uma oportunidade incrível e uma jornada transformadora.”
Durante a tarde, a comitiva piauiense teve a chance de conhecer o Martin Trust Center, vinculado ao MIT, onde foram acompanhados por Devon Daley, do Programa de Empreendedorismo Disciplinado nas Escolas Públicas do Estado. Em seguida, os estudantes visitaram a sede do Google, em Cambridge, onde participaram de um tour pelas instalações com engenheiros da empresa.
Esse intercâmbio não apenas promove o aprendizado, mas também fortalece laços culturais e educacionais entre o Piauí e os Estados Unidos, abrindo novas portas para o futuro desses jovens talentos.
Fonte: Da redação