Publicado em 27/09/2024 as 11:00am
Diabão brasileiro tem visto negado para os EUA e advogado brasileiro dá dicas do que fazer
Na semana passada o jornal Brazilian Times divulgou a história de Diabão Faro do Prado, um...
Na semana passada o jornal Brazilian Times divulgou a história de Diabão Faro do Prado, um tatuador brasileiro conhecido por ostentar o recorde mundial de maior número de implantes na cabeça. Ele tentou um visto para os Estados Unidos e foi negado pelo consulado em São Paulo. O artista, que tem mais de 80% do corpo tatuado e já passou por mais de 60 modificações corporais, descreveu a decisão como um golpe emocional e acusou preconceito.
Diabão, que recentemente mudou legalmente seu nome nos documentos brasileiros para refletir seu apelido, havia solicitado o visto com o objetivo de participar de dois eventos importantes: uma convenção de tatuadores em Miami (Flórida) e uma conferência de modificadores corporais em Guadalajara, México.
O tatuador relatou que, ao comparecer ao Consulado dos Estados Unidos no dia 10, foi confrontado com uma série de perguntas que considerou “medíocres” e afirmou que o oficial consular não revisou sua documentação completa. “Eu sei que minha aparência é diferente, assustadora, sinistra. Tenho consciência disso. Mas achei injusto, porque a decisão foi tomada rapidamente, sem uma análise adequada da minha documentação”, desabafou Diabão.
Em seu site, o advogado Danilo Brack, especializado em imigração, faltou publicou um artigo sobre o que escrever caso um brasileiro tenha um visto negado. De acordo com ele, o sistema de imigração norte-americano está entre os sistemas mais rigorosos e burocráticos.
“Em primeiro lugar, é válido ressaltar que, ter um profissional especializado te oferecendo consultoria nessas questões, é um ponto de partida que traz muitos benefícios, como: maior tranquilidade nos processos, maior compreensão sobre os documentos necessários, e dicas de como o processo funciona na prática, fazendo com que seja mais fácil e seguro você conseguir o seu visto”, escreveu.
O que pode fazer meu visto ser negado?
As razões para o seu visto ser negado, podem ser tanto complexas e relacionadas a assuntos burocráticos, ou bem claras e relacionadas a erro no procedimento ou falta de atributo para garantir o visto. Dentre tantas motivações que podem impactar no processo de conseguir o seu visto, citaremos as mais comuns:
A pessoa não tem vínculos comprovados no país de origem: esse pode ser um fator decisivo na hora de conseguir o seu visto. Não ter nada que te prenda ao seu país de origem, como: trabalho, estudos, relacionamentos, pode ser um fator que contará negativamente na hora de avaliar a possibilidade de garantir o visto.
Falta de informações ou informações errôneas: o formulário de solicitação é um documento que exige muita atenção, e qualquer incompatibilidade em relação ao formulário, aos documentos apresentados e as informações apresentadas na entrevista, pode ser prejudicial e atrapalhar o processo do visto.
Preparação precária para a entrevista consular: ressaltamos aqui a importância de ter um bom profissional que te acompanhe no decorrer de todo esse processo. Conhecer como as entrevistas funcionam na prática e dedicar um tempo conhecendo mais sobre elas, é fundamental para ter maiores chances de aprovação.
Esses são apenas alguns dos pontos mais comuns que podem te levar a ter o seu visto negado. Mas caso você já tenha tido seu visto negado, qual será o próximo passo? É possível entrar como outro pedido? E como isso funciona?
É possível solicitar o visto novamente?
É sim. De acordo com o Consulado Americano é ideal aguardar no mínimo 6 meses antes de uma próxima tentativa. e esse é um tempo excelente para que você revise seu pedido e corra atrás de documentos e correções que poderão te deixar mais perto de conseguir o seu visto!
Mas o que acontece em grande parte dos casos, é a frustração que leva a desistir desse processo e não tentar novamente. Ter várias tentativas negadas, não é positivo para uma nova tentativa.
Então, depois de ter seu visto negado, o próximo passo deve ser, sem dúvidas, refletir a respeito dessa decisão. Identificar os problemas que levaram à negação do visto e tentar resolvê-los antes da próxima tentativa é a melhor opção, evitando assim negações recorrentes.
Se você já teve seu visto negado, a orientação profissional se torna imprescindível para uma nova tentativa, até porque o fato de não ter obtido êxito da primeira vez pode te deixar inseguro e acabar prejudicando a sua próxima tentativa.
Para obter mais informações, agende agora uma consulta em nossos escritórios ligando para (978) 453-7225 ou envie um e-mail para info@bracklaw.com. Nossa equipe especializada está pronta para ajudar.
Baixe também o nosso aplicativo – disponível para Android e iOS – e esteja sempre informado sobre as últimas atualizações em leis de imigração, dicas úteis para o processo de solicitação de vistos e notícias relevantes que podem impactar sua situação.
Fonte: Da redação