Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 27/09/2024 as 4:00pm

Operações do ICE em Nantucket (MA) mira brasileiro e outros imigrantes condenados por crimes sexuais contra crianças

A tranquila ilha de Nantucket (Massachusetst) foi recentemente colocada no centro das atenções...

A tranquila ilha de Nantucket (Massachusetst) foi recentemente colocada no centro das atenções nacionais após uma série de prisões realizadas pelo Departamento de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE, sigla em inglês) relacionadas a graves acusações de crimes sexuais contra crianças.

Nos últimos meses, a agência de imigração prendeu pelo menos seis indivíduos em Nantucket e nas proximidades de Martha's Vineyard, destacando preocupações sobre a segurança pública nesses destinos de verão.

Em um período de 48 horas, quatro suspeitos foram detidos, incluindo Warley Neto, um brasileiro de 24 anos acusado de estuprar repetidamente uma menor em Massachusetts. De acordo com Todd M. Lyons, diretor do Escritório de Operações de Execução e Remoção (ERO, sigla em inglês) em Boston, ele, que entrou nos Estados Unidos ilegalmente em 2018, representa uma séria ameaça à comunidade.

Todd enfatizou a importância da colaboração com a polícia local para garantir a segurança pública.

Moradores locais, incluindo Toby Brown, presidente do GOP de Nantucket, expressaram sentimentos mistos sobre as prisões recentes. "Muitas pessoas estão preocupadas com a população ilegal violenta", afirmou. Embora tenha reconhecido que a maioria dos imigrantes contribui positivamente para a comunidade, ele admitiu uma crescente ansiedade em relação àqueles com possíveis antecedentes violentos. "É uma ilha tão pequena que percebo que as coisas pioraram um pouco aqui", acrescentou, apontando para o aumento das preocupações com a criminalidade.

As operações recentes do ICE suscitaram um debate sobre o impacto da imigração na ilha, tradicionalmente vista como um refúgio seguro. Brown comentou sobre o descompasso entre os ricos veranistas e as experiências dos moradores que vivem lá o ano todo, sugerindo que aqueles em bairros afluentes podem não compreender plenamente os desafios enfrentados pela comunidade.

Além de Neto, outras prisões incluíram Bryan Daniel Aldana-Arevalo, acusado de estupro e assédio indecente contra uma criança, e Elmer Sola, que enfrenta várias acusações de crimes sexuais contra menores. Essas detenções levantaram alarmes sobre a segurança infantil na região e o papel das autoridades locais na aplicação das leis de imigração.

De acordo com um relatório de junho do Center for Immigration Studies, cerca de 355.000 imigrantes indocumentados residem em Massachusetts, com um número significativo chegando desde 2021. Esse aumento reacendeu discussões sobre as políticas de santuário do estado, que frequentemente limitam a cooperação entre as autoridades locais e as autoridades federais de imigração.

Fonte: Da redação

Top News