Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 4/10/2024 as 10:30am

Empresária Cida Arruda Compartilha História de Superação nos Estados Unidos

Determinada, ela também aprendeu inglês sozinha, cortando o português do seu dia a dia e se dedicando a dominar o idioma sempre com o dicionário na mão.


De Frente com Elas - Cida Arruda - Fotografia Jessica Brito

Na quarta-feira dia 25, o podcast "De Frente com Elas", transmitido pela Rádio Brazilian Times, recebeu à mesa do Podcast “De frente com elas” a empresária do ramo de limpeza e palestrante Cida Arruda. Natural de Goiânia, vive há 25 anos nos EUA e com muita fé e determinação, transformou uma trajetória de sofrimento em uma história de sucesso empresarial.

Recepcionada por Gabi Amora e Denise Martins, o programa explorou esta emocionante história de vida. A jornada de Cida começou quando seu esposo perdeu o emprego no Brasil e decidiu tentar a vida nos Estados Unidos, atravessando pelo México. Seis meses depois, seu esposo insistiu para que Cida e seus filhos se juntassem a ele, caso contrário ele voltaria ao Brasil e daria adeus ao sonho americano de construir uma nova vida.

Cida conta que tentou todos os processos legais para vir para os Estados Unidos, mas só conseguiu visto para ela e para a filha, mas não para o bebê que ainda amamentava, foi quando decidiu mandar a filha em uma excursão para Disney, e com a filha já instalada, Cida tomou a difícil decisão de cruzar a fronteira com seu bebê, enfrentando uma travessia de sete dias cheia de perigos.

De Frente com Elas - Denise Martins, Cida Arruda E Gabi Amora. Fotografia Jessica Brito, _

Ela se lembra do momento mais crítico, dentre as inúmeras dificuldades que enfrentou nesses dias, a que mais se destacou foi durante esta travessia, estava no fundo de um barco com o seu bebê dentro da roupa, sempre tentando amamentar para evitar que ele chorasse, enquanto as outras pessoas estavam sentados com os pés em cima do seu corpo para escondê-los. Cida conta que quando chegou estava cheia de hematomas e traumas psicológicos, mas ao colocar o filho no colo do pai desmaiou, pois não tinha mais forças para fazer nada.

A história de Cida é verdadeiramente impactante, além do bebê no colo, ela atravessou o deserto com mais oito garrafas pet de água e leite para ajudar a alimentar o filho pequeno. Cida  reconhece que essa viagem foi muito arriscada e hoje não faria novamente e não recomenda esta forma de chegar aos Estados Unidos. Mas ao mesmo tempo ela diz: “ foi aí que eu aprendi que não devemos desistir daquilo que queremos!”

Já no estado de Massachusetts e instalada com a família em um alojamento com muitas outras pessoas, Cida começou sua vida no país trabalhando como ajudante de limpeza e enfrentou inúmeras dificuldades, incluindo a barreira do idioma e clientes que a tratavam com desrespeito pelo fato de ser imigrante. Sem tempo para lamentar, ela também não deu ouvidos às pessoas que a desencorajavam, e se dedicou ao trabalho e à educação dos filhos. Colocando fim a esse comportamento abusivo que vinha vivenciando em seu trabalho como ajudante, ela foi em busca de uma oportunidade de trabalho por conta própria e a sorte mudou.

Cida conta que começou a trabalhar para uma família americana e eles eram bons; a  empresária  sempre fazia algo a mais do que era paga para fazer, com a intenção de ficar mais tempo com a família, porque queria aprender inglês. Essa família foi fundamental para a vida de Cida. Vendo toda a sua determinação, regularizaram sua situação imigratória e de toda a sua família. Apesar dos altos custos envolvidos, a dívida foi perdoada em reconhecimento à excelência de seu trabalho. “Sou muito grata a Deus por tudo isso”, “eu não tive tempo de pensar em desistir” afirmou Cida.

Estudio Radio Bazilian Times - De Frente com Elas - Fotografia Jessica Brito (1)

Não demorou muito Cida já estava desabrochando seu espírito empreendedor. No início, sem domínio do inglês, sua determinação era tão grande que ela carregava um dicionário para poder se comunicar e segundo ela, utilizava todos os artifícios para se fazer entender, como desenhos e gestos, e foi assim que Cida iniciou sua empresa de com 5 casas. Sua trajetória profissional foi forjada com muita resiliência, e em um ano tornou-se empresária no setor de limpeza.

Determinada, ela também aprendeu inglês sozinha, cortando o português do seu dia a dia e se dedicando a dominar o idioma sempre com o dicionário na mão. Para Cida, o conhecimento da língua local é um fator chave para o sucesso profissional. Ela conta que tinha um sonho de ter uma casa num bairro excelente de Goiânia e com esse foco ela não se desviou dos seus objetivos. Foi através do conhecimento que alcançou os seus objetivos, dando exemplo da gestão financeira da sua empresa, mesmo sem saber muito, procurou estudar os meios de gerir corretamente as suas finanças através de vários cursos de formação.

Com 25 anos de América, Cida já viajou para diversos países, além de empresária, palestrante e escritora ela também oferece cursos gratuitos na área de limpeza para outros brasileiros que desejam prosperar neste nicho de mercado. Cida  mantém um canal no YouTube que fala sobre as dificuldades que as pessoas encontram ao chegar e aborda a falta de informações essenciais do dia a dia como o que fazer para que os recém-chegados encontrem emprego.  O canal só cresce a cada dia tendo visibilidade internacional. Cida foi recentemente convidada a participar de um dos programas de televisão mais famosos do Brasil da Sônia Abrão para falar sobre sua carreira e seu trabalho realizado na comunidade brasileira.

Como uma mulher à frente de seu tempo e pioneira em vários aspectos, Cida, através das conexões feitas com o canal YouTube, deu origem a um projeto chamado “O Poder da Conexão”, evento onde reúne diversos empresários de diferentes áreas, contadores, pastores, psicólogos, assistentes sociais, advogados de família e imigração entre outros profissionais falando para brasileiros perdidos ou sedentos de conhecimento; tornando-se CEO deste magnífico evento de networking e aprendizagem.

De Frente com Elas - Cida Arruda, Amora e Denise - Fotografia Jessica Brito_

O evento está em sua terceira edição, este ano será realizado no dia 19 de outubro, às 10h, em Boston. Segundo a empresária será um dia exclusivo para empreendedores fazerem networking, trocar experiências e estabelecer conexões estratégicas, além de tirar dúvidas que vão elevar o seu negócio.

Finalizando a entrevista Cida destacou que sua força vem de sua fé em Deus e acredita que “você só é aquilo que quer ser, e ninguém muda o seu destino”. Com esse lema, ela continua a inspirar outros imigrantes, mostrando que, com dedicação e foco, é possível vencer qualquer desafio.

Texto: Denise Martins
Fotografia: Jessica Brito
De Frente com Elas

Top News