Publicado em 4/10/2024 as 5:00pm
Brasileiro procurado por tráfico internacional de drogas no Brasil é preso em Martha’s Vineyard
A unidade de Operação de Aplicação e Remoção (ERO, sigla em inglês) em Boston...
A unidade de Operação de Aplicação e Remoção (ERO, sigla em inglês) em Boston (Massachusetts) prendeu um fugitivo em Martha’s Vineyard que era procurado pelas autoridades brasileiras por tráfico internacional de drogas. O brasileiro, de 36 anos, cuja a identidade ainda não foi revelada foi preso em Oak Bluffs, onde estava se escondendo.
De acordo com a diretora interina do escritório da ERO em Boston, Patricia H. Hyde, o homem foi condenado no Brasil em 10 de maio de 2012 e sentenciado a dez anos e dois meses de prisão por sua participação em crimes de tráfico de drogas. “Esse fugitivo foi condenado por crimes internacionais de drogas no Brasil e, em vez de cumprir sua pena, escolheu fugir e se esconder em Martha’s Vineyard”, afirmou ela. “Nossos agentes são os melhores do mundo em encontrar pessoas que não querem ser encontradas”, destacou.
O indivíduo foi admitido legalmente nos Estados Unidos em 7 de março de 2020, em Orlando, Flórida, mas violou os termos de sua admissão. Após receber informações sobre sua presença na área de Massachusetts, agentes da unidade do ERO em Boston agiram rapidamente para efetuar a prisão.
Atualmente, o fugitivo permanece sob custódia da agência federal de imigração.
A diretora acrescentou que a missão do ERO é garantir a segurança pública, removendo indivíduos que representam uma ameaça às comunidades e que não têm uma base legal para permanecer nos Estados Unidos. “A nossa unidade realiza as remoções sob a autoridade de juízes de imigração do Escritório Executivo para Revisão de Imigração (EOIR, sigla em inglês) do Departamento de Justiça, que opera de forma independente do Departamento de Segurança Interna.
Com mais de 7.700 agentes em 25 escritórios, as unidades do ERO desempenham um papel crucial na manutenção da integridade das leis de imigração dos EUA e na garantia da segurança das comunidades americanas.