Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 7/10/2024 as 11:00am

OPERAÇÃO IFRAUD

PF investiga mais de 25 mil brasileiros, alunos de influenciador que ensinou como importar iPhones dos EUA sem pagar imposto

A Polícia Federal anunciou que irá investigar mais de 25 mil alunos do influenciador Mayke Garbo, alvo da operação "Ifraud", deflagrada na manhã de terça-feira (1º) em São Paulo. A ação faz parte de uma investigação sobre um esquema de descaminho e fraude tributária envolvendo a importação de celulares, especialmente da marca Apple.

Durante coletiva de imprensa, o delegado Ulisses Prates Júnior, chefe da Delegacia de Repressão aos Crimes Fazendários, esclareceu que o foco será verificar se os alunos do curso ministrado por Garbo aplicaram os métodos ilícitos ensinados. "A compra do curso não implica, necessariamente, que os alunos cometeram crimes. Muitos podem ter percebido que as práticas ensinadas eram ilegais e optado por não segui-las", afirmou o delegado, destacando que essa hipótese será minuciosamente analisada.

As operações fraudulentas teriam causado um prejuízo estimado em R$ 50 milhões. O curso oferecido por Garbo orientava os alunos a utilizarem "mulas" — indivíduos que traziam os aparelhos de outros países sem o recolhimento dos tributos devidos. Os produtos eram importados, principalmente da China e dos Estados Unidos, e distribuídos por quase todos os estados brasileiros.

Devido ao período eleitoral, não foram emitidos mandados de prisão, já que a legislação impede a detenção de indivíduos, exceto em flagrante, até o próximo dia 8 de outubro. Entretanto, os envolvidos podem ser responsabilizados por crimes como descaminho, evasão de divisas, associação criminosa, fraude tributária e lavagem de dinheiro.

A PF segue com as investigações para apurar a participação dos alunos no esquema.

Top News