Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 9/10/2024 as 2:00pm

Autoridades capturam imigrantes de países ligados a atividades terroristas na fronteira sul dos EUA

Na última semana, autoridades do Texas interceptaram dezenas de imigrantes ilegais provenientes...

Na última semana, autoridades do Texas interceptaram dezenas de imigrantes ilegais provenientes de países associados a atividades terroristas no sul da fronteira com o México. O Departamento de Segurança Pública do Texas (DPS) informou que os migrantes foram encontrados em duas grandes operações de patrulha.

O primeiro grupo, composto por 230 imigrantes, foi apreendido no dia 30 de setembro. Dentre eles, 27 pessoas oriundas de Afeganistão, Paquistão, Irã, Egito e Índia foram detidas e entregues às autoridades federais. "Este tipo de atividade, essas tentativas de cruzamentos ilegais entre os pontos de entrada por indivíduos provenientes de áreas conhecidas por serem focos de atividade terrorista, destacam claramente as preocupações do governador Abbott e do estado do Texas", afirmou o diretor do DPS, Steven McCraw. "Essas pessoas não são imigrantes ilegais em busca de asilo – elas estão tentando entrar nos Estados Unidos sem serem detectadas e podem ter intenções prejudiciais."

Os chamados países de "interesse especial" são aqueles identificados como tendo extensas atividades terroristas. No primeiro grupo, 41 indivíduos foram presos por invasão criminosa; entre eles, cidadãos de Brasil, Equador, Nicarágua, Guatemala, Argentina, Colômbia e República Dominicana.

Um segundo grupo de imigrantes ilegais foi avistado na quarta-feira, ao norte da cidade fronteiriça de Eagle Pass. Dos 135 indivíduos detidos, 13 eram originários da Turquia e um da China. Em uma operação separada, autoridades prenderam Umar Farooq Ashraf, um cidadão sul-africano, no dia 21 de setembro, enquanto ele estava entre um grupo de 15 imigrantes ilegais em Normandy, Texas, que está localizado em frente à fronteira do México.

Ashraf foi detido após alertas do Centro de Triagem de Terrorismo, que indicaram que ele poderia ter vínculos com um terrorista conhecido ou suspeito. Ele permanece sob custódia enfrentando acusações de invasão criminosa.

O Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS) divulgou esta semana sua avaliação anual de ameaças, que alerta sobre a possibilidade de imigrantes com ligações terroristas. "Ao longo do próximo ano, esperamos que alguns indivíduos com laços terroristas e alguns criminosos continuem a tentar explorar fluxos migratórios e o complexo ambiente de segurança fronteiriça para entrar nos Estados Unidos", afirmou o relatório. "Indivíduos com possíveis conexões terroristas continuam a tentar entrar no país tanto pelas fronteiras EUA-México e EUA-Canadá quanto através do sistema de imigração."

A situação na fronteira sul dos Estados Unidos continua a ser uma preocupação crescente, à medida que as autoridades se esforçam para identificar e mitigar possíveis ameaças à segurança nacional.

Fonte: Da redação

Top News