Publicado em 16/10/2024 as 6:00pm
Pesquisa revela que maioria dos brasileiros preferem Kamala Harris para presidente dos EUA
Uma pesquisa recente do Instituto Ideia, realizada entre os dias 6 e 12 de outubro, mostra que...
Uma pesquisa recente do Instituto Ideia, realizada entre os dias 6 e 12 de outubro, mostra que Kamala Harris lidera a preferência dos brasileiros residentes nos Estados Unidos, com 60% dos votos, enquanto Donald Trump conta com 35%. O estudo, que entrevistou 802 brasileiros maiores de 18 anos, abrangeu estados como Flórida, Virgínia, Maryland, Nova Jersey, Nova York, Massachusetts, Texas, Illinois e Califórnia, além do Distrito de Columbia. A eleição está marcada para o dia 5 de novembro.
Além da intenção de voto, a pesquisa também questionou os entrevistados sobre quem eles acreditam que será o vencedor da eleição. Metade dos participantes apostam na vitória da candidata democrata, enquanto 45% acreditam que Trump sairá vitorioso. Apenas 5% não souberam opinar. Cila Schulman, presidente do Instituto Ideia, destacou que, historicamente, as previsões da comunidade brasileira têm se mostrado precisas, com acertos nas eleições de 2016 e 2020.
Outro dado interessante da pesquisa refere-se à avaliação dos ex-presidentes. Joe Biden foi considerado o melhor presidente para a comunidade brasileira por 60% dos entrevistados, enquanto 33% optaram por Trump. Apenas 7% não souberam avaliar.
Schulman também abordou o clima de insegurança vivido pelos brasileiros nos EUA, mesmo aqueles com situação regular. “Os brasileiros temem que uma mudança drástica na legislação os expulse. Esse sentimento de insegurança é sentido mesmo por aqueles com formação superior e boa renda”, afirmou. Segundo o Itamaraty, cerca de 2 milhões de brasileiros residem atualmente nos Estados Unidos, um aumento de 20% em relação a 2016. Entre 2013 e 2022, 103 mil brasileiros obtiveram a cidadania americana.
A pesquisa revela um aumento no apoio da comunidade brasileira aos republicanos, com a preferência subindo de 10% em 2016 para 27% em 2020 e chegando a 35% neste ano. Schulman destaca que os eleitores que apoiam Trump geralmente são mais velhos, evangélicos, conservadores e empreendedores, especialmente nas áreas de alimentação, comércio e serviços.
À medida que as eleições se aproximam, os dados da pesquisa do Instituto Ideia refletem a dinâmica das preferências políticas entre os brasileiros nos Estados Unidos e os desafios que enfrentam em um contexto de incertezas legislativas e sociais.