Publicado em 21/10/2024 as 10:00am
ICE realiza mais um voo com brasileiros deportados
O Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês), uma agência importante do...
O Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês), uma agência importante do Departamento de Segurança Interna (DHS, sigla em inglês), continuou seus esforços coordenados para facilitar voos de remoção de adultos solteiros e unidades familiares. Entre 14 e 18 de outubro, o ICE operou voos transportando indivíduos para vários países, incluindo Brasil, América Central, China, Colômbia, República Dominicana, Equador, Egito, México e Peru.
Esses voos de remoção fazem parte da iniciativa contínua da agência para processar e remover rapidamente os não cidadãos sem uma base legal para permanecer nos Estados Unidos, de acordo com a lei americana. Desde a implementação da Proclamação Presidencial e da Regra Provisória em 5 de junho, o DHS já retornou mais de 160.000 indivíduos a mais de 145 países, sem contar as repatriações em aeroportos ou na fronteira norte.
Nesse período, as Operações de Aplicação e Remoção (ERO) do ICE realizaram mais de 495 voos de repatriação internacional. Além disso, o DHS aumentou significativamente a porcentagem de encontros na fronteira sudoeste que são processados para remoção acelerada, resultando em mais de 700.000 remoções e retornos no ano fiscal de 2024. Esse número representa o mais alto índice de remoções desde 2010 e inclui um número recorde de remoções para países além do México.
O DHS também melhorou a eficiência ao reduzir o tempo necessário para remover indivíduos sem uma base legal para permanecer nos EUA em mais da metade, em comparação com as médias históricas. A agência garante que todos os não cidadãos em processo de remoção sejam avaliados quanto a alegações válidas de proteção e suspensão de remoção, em conformidade com as leis dos EUA e obrigações internacionais. Isso se aplica a indivíduos, independentemente de sua nacionalidade, visando um processo de remoção ordenado e humanitário.
Os não cidadãos colocados em processos de remoção podem apresentar suas alegações de alívio ou proteção perante juízes de imigração nos tribunais de imigração, sob a administração do Escritório Executivo de Revisão de Imigração do Departamento de Justiça. Por razões de segurança operacional, o ICE não divulga detalhes sobre operações de transporte futuras ou pendentes.
As Operações Aéreas do ICE facilitam o transporte e a remoção de não cidadãos por meio de voos comerciais e charter, apoiando os escritórios de campo do ICE e outras iniciativas do DHS. No ano fiscal de 2023, o ERO do ICE realizou 142.580 remoções e 62.545 expulsões sob o Título 42 para mais de 170 países ao redor do mundo.
Para acesso da mídia e do público, estão disponíveis filmagens B-roll dos voos de remoção, um anúncio de serviço público e depoimentos de migrantes que foram removidos.
Fonte: Da redação