Publicado em 25/10/2024 as 10:00am
ICE divulga detalhes sobre prisão de mais um brasileiro acusado de crimes violentos contra criança em Massachusetts
O Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês) divulgou em seu site na...
O Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês) divulgou em seu site na segunda-feira, dia 22, mais detalhes sobre a prisão de um brasileiro acusado de crimes violentos contra crianças em Massachusetts. De acordo com o comunicado, a divisão de Operações de Remoção e Fiscalização (ERO, sigla em inglês) de Boston (Massachusetts) prendeu Mateus Silva Kerkovshy, de 24 anos, que está nos Estados Unidos de forma ilegal.
Ele foi acusado de agressão com lesão corporal contra uma criança, agressão a um membro da família ou pessoa com quem dividia o mesmo domicílio, duas acusações de estrangulamento e intimidação. A prisão ocorreu em Marlborough, em agosto, onde ele estava aguardando julgamento pelos crimes cometidos.
"Mateus supostamente cometeu atos extremamente violentos contra uma criança, representando uma ameaça grave à segurança dos residentes de Massachusetts", afirmou Patricia H. Hyde, diretora interina do ERO em Boston. "Não podemos permitir que tal ameaça permaneça em nossas comunidades. A nossa divisão continuará priorizando a segurança pública, prendendo e removendo infratores estrangeiros que representam um risco para nossos bairros em Nova Inglaterra".
De acordo com os registros, Mateus foi inicialmente detido pela Patrulha de Fronteira dos EUA em 22 de outubro de 2021, após entrar ilegalmente no país perto de San Luis, Arizona. Ele foi notificado para comparecer perante um juiz de imigração do Departamento de Justiça e, em 29 de outubro de 2021, foi liberado sob condicional.
Em 29 de março de 2023, um juiz de imigração ordenou sua deportação para o Brasil. Em 9 de agosto do mesmo ano, o Departamento de Polícia de Hudson prendeu o brasileiro, com acusações relacionadas a agressão e sufocamento. Ele foi formalmente acusado pelo Tribunal Distrital de Marlborough no mesmo dia, e um pedido de detenção de imigração foi emitido pela divisão do ERO em Boston.
O Tribunal Distrital de Marlborough transferiu Mateus para a custódia da divisão em 16 de agosto, onde ele permanece sob custódia enquanto aguarda os procedimentos de remoção.
A divisão do ERO em Boston, como parte do ICE, é responsável por aplicar as leis de imigração dos Estados Unidos, removendo indivíduos que não têm base legal para permanecer no país. O seu trabalho envolve a gestão de populações detidas e não detidas, além da repatriação de estrangeiros com ordens finais de remoção emitidas por juízes de imigração.
“A prisão de Mateus reflete o compromisso da ERO em proteger as comunidades americanas e garantir a integridade das leis de imigração”, disse Patricia.