Publicado em 4/11/2024 as 11:00am
Coluna Espaço Empreendedor
ieeeduonline@gmail.com Empreendedorismo Visionário - A Decisão que Vence Todos os Desafios ...
ieeeduonline@gmail.com
Empreendedorismo Visionário - A Decisão que Vence Todos os Desafios
Uma das dúvidas mais comuns entre quem sonha em investir em um pequeno negócio é como começar. Um bom planejamento é uma peça super importante para iniciar bem, mas o que realmente faz toda diferença na fase inicial é: validar a sua ideia, aprender com quem já passou por experiências semelhantes e jamais desistir do seu objetivo.
O cemitério de sonhos
Para cada pessoa que conquista um sonho existe no mínimo outras cinquenta que levaram vários sonhos para a sepultura. O cemitério de sonhos onde foram enterrados, projetos que não saíram do papel ou que foram largados para trás no meio do caminho. Mas se o seu perfil é de quem possui uma mente inquieta com o olho sensível para as oportunidades, o cemitério dos sonhos não é o seu lugar. O Espaço Empreendedor tem como proposta levar conteúdo de valor para quem acredita no empreendedorismo e deseja investir em conhecimento para conquistar o mundo dos negócios.
Toda empresa de sucesso possui ao menos um visionário, que não desistiu no primeiro obstáculo, assim como toda boa idéia tem que existir alguém que acredite de verdade. Mas uma ideia só tem valor quando um visionário a transforma em algo realmente palpável. Para se obter o que deseja tem que partir de um ponto que leve a outro ainda mais desafiador e mais instigante, se não, para que serve o sacrifício se não há resultados mesmo que pequenos.
"Tente uma, duas, três vezes e se possível tente a quarta, a quinta e quantas vezes for necessário. Só não desista nas primeiras tentativas, a persistência é amiga da conquista. Se você quer chegar aonde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz." – Bill Gates, Microsoft.
O mundo dos negócios exige vários sacrifícios, e um deles é o distanciamento social de quem não está alinhado com o seu propósito. Para avançar tem que soltar as amarras e com o tempo você vai perceber que existem pessoas que são verdadeiras âncoras. O medo de fracassar também é carta fora do baralho.
Analise o fracasso como uma forma de desistir do seu objetivo. O fracassado é aquele que desistiu antes da hora, que entregou os pontos enquanto ainda não tinha nenhum. Apesar de que todo empreendedor de sucesso deve conhecer bem não só o mercado, mas também a concorrência, primeiramente é preciso vencer o seu maior inimigo, o medo de falhar. Empreender é vencer obstáculos diários, é tomar as rédeas, o comando da própria vida e por isso a casa tem que estar arrumada. O empreendedor que almeja vencer tem que ter o foco não só do autoconhecimento mas de fortalecer a mente para não fraquejar perante o desafio de se conformar com pouco.
O cemitério dos sonhos não tem lugar para insatisfação. Empreender de forma bem sucedida é o oposto de conformidade. O que gera motivação para prosseguir ante os riscos é a necessidade quase inexplicável de encarar os desafios. Ao mesmo tempo, a incompreensão da maioria das pessoas que te cercam, por não acreditar que seja possível vencer fora do padrão pré-estabelecido de ser assalariado é um dos inimigos mais fortes para quem está iniciando no mundo dos negócios.
Se você ainda não deu o pontapé inicial no empreendedorismo, saiba que a pressão de conviver com as críticas vão te levar a questionar se você está mesmo no caminho certo. Porém, só você sabe o que deseja carregar contigo para a sua sepultura. Geralmente, quem não tem resultado não possui visão de águia, então não entregue os seus sonhos para quem está desperdiçando energia enquanto soterram os próprios sonhos para os bichos comerem.
"Quando você acredita em algo, acredite até o fim. Não dê margem para nenhum tipo de dúvida.” – Walt Disney.
Como começar evitando falhas
A realidade da maioria dos empreendedores é que o início é sempre muito difícil. Algo em comum entre quem decide tomar o controle do uso do seu próprio tempo é o dia em que escolheu parar de vender horas de trabalho. Culturalmente, os brasileiros tendem a acreditar na falsa estabilidade pregada pelas empresas que contratam pessoas para ser desvalorizadas enquanto entregam todo o ouro para ser entregue que enriquecem os donos. Em contrapartida, somente quando existe um reverso mental, normalmente gerado pela insatisfação profissional e econômica é que surge a possibilidade de transformação do mindset.
Como você já deve ter percebido o assunto é complexo e muito enriquecedor e por isso o Espaço Empreendedor te convida a acompanhar todas as segundas-feiras o conteúdo precioso onde você vai poder aprender, compartilhar com sua rede de amigos e colocar em prática várias dicas preciosas para a sua jornada de sucesso. Caso você queira deixar um comentário ou fazer uma pergunta, entre em contato com a redação do Brazilian Times ou envie um e-mail direto que terei o prazer de te responder.
Fonte: Lídia Ferreira