Publicado em 5/11/2024 as 10:00am
Membros do TRE de Minas Gerais acompanham eleições nos EUA como observadores eleitorais
Da redação Washington, EUA – Uma missão de observação eleitoral internacional está em...
Da redação
Washington, EUA – Uma missão de observação eleitoral internacional está em andamento em Washington, e entre os observadores estão integrantes do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Acompanhando as eleições americanas a convite da organização Transparencia Electoral, o grupo é composto pelo membro substituto da Corte Eleitoral mineira, Leonardo Spencer, a servidora do TRE-MG, Maria da Glória Araújo, e a servidora Sabrina de Paula Braga, que atua no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e representa a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).
A missão, que ocorre entre os dias 4 e 6 de novembro, conta com a presença de diversos representantes brasileiros do Judiciário e do meio acadêmico. Todos os participantes arcaram com os custos de deslocamento e estadia nos Estados Unidos para integrar a delegação de observação eleitoral.
Imersão no Processo Eleitoral Americano
Nesta terça-feira (5), os observadores estão participando de visitas às assembleias de voto, com o objetivo de compreender diretamente o processo eleitoral americano. A atividade faz parte da agenda organizada pela Transparencia Electoral, que inclui palestras sobre o sistema eleitoral dos Estados Unidos, a formação dos colégios eleitorais, a regulação e administração das eleições pelos Estados, além de discussões sobre o financiamento de campanhas.
Os integrantes da missão também tiveram a oportunidade de ser recebidos pela embaixadora do Brasil nos Estados Unidos, Maria Luiza Viotti, em evento realizado na segunda-feira (4). O encontro reforçou a importância da cooperação internacional para garantir a transparência e integridade dos processos eleitorais em diversas democracias ao redor do mundo.
Observações dos Participantes
Maria da Glória Araújo, servidora do TRE-MG, destacou a relevância da experiência para fortalecer a democracia, refletindo sobre a importância do voto como um direito e um dever cívico. "Participar de uma Missão Eleitoral fortalece o sentimento de como é importante para a democracia o processo eleitoral e oferecer, mesmo de maneiras tão distintas como nos EUA e Brasil, a oportunidade de manifestar a vontade pelo voto", afirmou Maria da Glória.
Sabrina Braga, que também participa da missão, comentou sobre uma iniciativa inovadora nos Estados Unidos, que permite que jovens menores de 16 anos possam atuar como voluntários nas seções eleitorais. "Achei sensacional essa iniciativa para incentivar a participação desses futuros eleitores no processo democrático", destacou Sabrina.
Por sua vez, o advogado e membro substituto do TRE-MG, Leonardo Spencer, compartilhou sua percepção sobre o clima da votação em Maryland, um dos estados visitados pela missão. "A votação está tranquila, sem muitas filas. Estamos em Bethesda, Montgomery, em Maryland, e eles utilizam um sistema eletrônico para o preenchimento das cédulas. A eleição está bem acirrada, o que torna esse acompanhamento ainda mais interessante", relatou Spencer.
A Missão da Transparencia Electoral
A organização Transparencia Electoral tem como missão promover a transparência, integridade e igualdade nos processos eleitorais da América Latina. Através de suas delegações de observadores independentes, a entidade busca analisar os processos eleitorais, promover o diálogo entre as partes envolvidas e fortalecer a confiança nas instituições democráticas. A observação eleitoral é uma ferramenta importante para mitigar conflitos, melhorar os processos eleitorais e propor medidas que reforcem a democracia.
A participação de representantes do Brasil nas eleições dos Estados Unidos reflete o crescente interesse em conhecer e intercambiar experiências sobre os processos eleitorais em diferentes países. Além disso, as visitas de observação contribuem para uma visão mais ampla e integrada dos mecanismos que garantem a lisura e a transparência nos processos democráticos.