Publicado em 14/11/2024 as 2:00pm
Cineasta brasileira brilha como jurada no LABRFF e grava entrevistas para seu programa de TV em Los Angeles
A atriz e cineasta premiada Aymara Limma brilhou em sua estreia como jurada na 17ª edição do...
A atriz e cineasta premiada Aymara Limma brilhou em sua estreia como jurada na 17ª edição do Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF), o maior festival de cinema brasileiro nos EUA, que aconteceu de 4 a 7 de novembro, no The Culver Theater, em Culver City. . “Foram dias incríveis. Foi uma honra ter sido convidada para participar como júri na 17ª edição do ‘Los Angeles Brazilian Film Festival’. É um festival que eu sempre admirei, que é muito próximo do meu coração, porque é um festival que representa o cinema brasileiro fora do Brasil. Aqui, em Los Angeles, é o festival número 1, é o primeiro festival nascido, aqui, em Los Angeles, e o mais importante do cinema brasileiro fora do Brasil. Uma delícia ver todas essas qualidades de filmes maravilhosos! Essa edição, especialmente, teve uma variedade grande de estilos de filmes e isso foi muito rico. O que me encheu de felicidade. Foi bem difícil votar, viu? Porque é difícil escolher o melhor. Eu acho que todos ali foram vitoriosos. Então, eu me senti muito honrada de fazer parte, como jurada, ao lado de grandes profissionais”, avalia a carioca.
À frente de programa de TV: Aymara entrevista nomes do mundo do entretenimento
Ainda nesse período na Cidade dos Anjos, Aymara está aproveitando para fazer entrevistas com atores, diretores e personalidades para o seu programa “Cine Arte Variety com Aymara Limma”, que vai ao ar em vários países, inclusive no Brasil, toda quarta-feira, às 22h, e toda sexta-feira, às 23h, e nos EUA, pelo canal VRT Channel. “Nesta nova temporada teremos mais entrevistas com profissionais tops de Hollywood”, afirma ela, que, em breve, irá lançar o longa-documentário “Foco no Teatro, o poder da arte de interpretar”, em que assina a direção. “A produção destaca a 50ª edição da Bienal de Teatro de Veneza. É focada nas entrevistas exclusivas com grandes nomes das artes de vários países, inclusive do Brasil, e nos espetáculos. O Festival de Teatro tem menos glamour que o Festival de Cinema. Fazer esse doc foi um mergulho na arte, uma redescoberta, para mim, como artista e um reencontro pessoal”, adianta ela, que divide o seu tempo entre as cidades de Veneza (Itália), Los Angeles e Rio de Janeiro.
O “Cine Arte Variety” traz Aymara Limma numa conversa descontraída com profissionais que contribuem para o mundo do entretenimento. Entre os entrevistados que passaram pelo semanal estão a atriz e diretora Bárbara Paz; os atores Lucas Till, protagonista da série americana “MacGyver”, Antônio Sabóia e Marcos Breda; os diretores Pitof Comar (“Mulher-gato”, da Warner Bros.), Mariano Cohn, Aly Muritiba, Renê Sampaio, Halder Gomes, Marcus Baldini, Eduardo Albergaria e Plinio Profeta; os renomados atores Italianos Pierfrancesco Favino e Toni Servillo; a lenda do blues Bobby Rush; a cantora do Cirque du Soleil Camilla Bäckman, e muitos outros.
Premiação e indicações em festivais internacionais de cinema
Aymara traz em sua bagagem importantes premiações e indicações. Em 2014, o seu curta-metragem “Te Amo! Shabbat Shalom” foi vitorioso na categoria Melhor Curta-metragem por Júri Popular no Cinema at the Edge Independent Film Festival, em Santa Monica, Califórnia (EUA). E em 2015, o mesmo filme foi finalista entre os filmes Special Screenings do LABRFF, mas não levou o prêmio. Também foi selecionado para o Lucerne International Film Festival (LIFF), na Suíça. A comédia romântica “Te Amo! Shabbat Shalom” conta a história de uma atriz que tenta conciliar sua carreira em Hollywood e as novas regras de sua conversão religiosa ao judaísmo. Aymara protagoniza e assina a direção, o roteiro e a produção do curta. E em 2016 ela lançou o curta-metragem “Incondicional”, em que trata de alimentos alergênicos. Mais uma vez assinando o roteiro, a direção e produção e ainda atuando. O filme fez turnê pelo Brasil, com sessões em diversas salas de cinema do CCBB.
Mais sobre a carreira: cinema, teatro, TV e exposições de pinturas e fotografias
Aymara Limma ou Brazilian Firecracker, como ficou conhecida em Los Angeles pela sua paixão e energia nos palcos, é uma atriz carioca, apaixonada pelas artes. Internacionalmente, atuou no longa “Cidade dos Anjos”, com Nicolas Cage e Meg Ryan, em 1998. No Brasil, em 2003, atuou na peça “As Aventuras de Tom Sawyer”, que venceu em quatro categorias o Prêmio Maria Clara Machado. Indicada ao Prêmio Quality Gold 2018, como profissional do ano, a atriz iniciou a carreira na TV em 1989, na minissérie “Capitães de Areia”, dirigida por Walter Lima Jr, na Bandeirantes. Em sua formação, teve aulas no Tablado e com os renomados mestres em Hollywood, na Beverly Hills Playhouse, Milton Katselas e Jeffrey Tambor. E na Itália fez mestrado em Fine Arts in Filmmaking, na renomada universidade de Veneza Ca’ Foscari.
Em 2015, Aymara inaugurou a sua primeira exposição multimídia solo no “Iate Clube do Rio de Janeiro”, no Brasil, com pinturas, fotos e vídeos que retratam o amor. A exposição “Open Your Heart” foi composta por 42 telas - muitas das pinturas feitas com areia - e dez fotografias, além de um vídeo de aproximadamente 18 minutos. Uma mostra beneficente que teve parte de suas vendas destinada ao Pró-Criança Cardíaca, uma instituição médica sem fins lucrativos. E devido ao sucesso foi prorrogada por mais uma temporada.
Em Veneza, nos anos de 2022 e 2023, Aymara também apostou no lado de fotógrafa. Ela foi destaque com a sua exposição de fotografias de gaivotas “I am, Io sono, eu sou”, no badalado “Barch-in”, o cinema drive-in a bordo de um barco no Arsenal de Veneza, na Bacia do Arsenal, o antigo estaleiro da Sereníssima, em 2022; e depois, em 2023, a mostra ocupou o salão principal da Locanda Barbarigo Hotel, localizada na região de San Marco. A exibição teve citações na imprensa local, como nos veículos La Piazzaweb, Arte.it, Cinemaitaliano.info, La Stampa e Adcgroup.it.