Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 20/11/2024 as 9:00am

Brasileiro procurado por roubo no Brasil é preso em Framingham (MA) e acusado de agressão com arma

Agentes do Enforcement and Removal Operations (ERO), divisão de Operações de Fiscalização e...

Agentes do Enforcement and Removal Operations (ERO), divisão de Operações de Fiscalização e Remoção da Imigração e Controle de Alfândega dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês), prenderam no dia 14 de novembro em Framingham, Massachusetts, o brasileiro Dhennefer Ferreira Pires, de 31 anos.

Ele, que havia fugido do Brasil antes de cumprir sua sentença por roubo, se estabeleceu nos Estados Unidos e agora enfrenta também acusações locais de agressão com arma.

De acordo com a diretora interina do escritório de ERO em Boston, Patricia H. Hyde, o brasileiro escapou da justiça em seu país natal e se dirigiu a Massachusetts, onde teria continuado a cometer crimes. “Ferreira fugiu de seu país para evitar a justiça e veio para Massachusetts, onde, alegadamente, continuou a causar danos a outras pessoas”, afirmou ela. “Os moradores de Massachusetts não devem viver com medo de fugitivos internacionais escondidos em suas comunidades. O ERO em Boston continuará a priorizar a segurança pública, prendendo e removendo infratores estrangeiros flagrantes”, destacou.

Fuga para os Estados Unidos e Prisão
De acordo com as informações, Ferreira entrou nos Estados Unidos de maneira ilegal, cruzando a fronteira perto de Tecate, Califórnia, em 9 de setembro de 2021. Na ocasião, ele foi interceptado por agentes da Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos, que o notificaram a comparecer perante um juiz de imigração do Departamento de Justiça.

Após o cumprimento do procedimento, ele foi liberado sob sua própria responsabilidade, aguardando a audiência de imigração. Em setembro de 2024, o tribunal distrital de Framingham o indiciou por duas acusações de agressão e lesão corporal com uma arma perigosa. Essse julgamento ainda está pendentes.

Procedimentos de Remoção de Imigrantes
Ferreira agora se encontra sob custódia de ERO em Boston, a espera dos procedimentos de sua deportação. O divisão do ICE é responsável por realizar a remoção de indivíduos sem permissão legal para permanecer nos Estados Unidos, incluindo aqueles que são alvo de ordens de deportação de juízes de imigração do Departamento de Justiça.

“Os juízes de imigração tomam decisões com base nos méritos de cada caso, determinando se um estrangeiro deve ser removido ou se é elegível para algum tipo de alívio”, explicou um porta-voz do ERO. A missão do ERO é proteger os Estados Unidos por meio da prisão e remoção de indivíduos que colocam em risco a segurança das comunidades americanas e a integridade das leis de imigração do país.

O Papel do ERO e a Missão de Segurança
O ERO é uma das três diretorias operacionais do ICE e tem como principal autoridade federal a aplicação das leis de imigração dentro dos Estados Unidos. A divisão tem como foco as operações de fiscalização no interior do país, o gerenciamento de populações detidas e não detidas, e a repatriação de não-cidadãos que receberam ordens definitivas de remoção. O ERO conta com mais de 7.700 profissionais, entre agentes de fiscalização e funcionários de apoio, em 25 escritórios de campo doméstico e 208 locais no território nacional, além de diversas missões temporárias ao longo da fronteira e em postos no exterior.

Essa prisão reflete a continuidade das ações de fiscalização do ICE e do ERO, que têm priorizado a segurança pública e a remoção de indivíduos com histórico criminal significativo, sejam eles fugitivos ou imigrantes sem status legal nos Estados Unidos.

Fonte: Da redação

Top News