Publicado em 25/11/2024 as 9:00am
Deportação de brasileiros sob administração Biden segue em ritmo acelerado
Fonte: Da redação
Enquanto a atenção da mídia está voltada para as promessas de Donald Trump de endurecer as políticas migratórias e realizar deportações em massa caso seja reeleito, a administração do presidente Joe Biden continua deportando brasileiros em números significativos. Na última sexta-feira, 22 de novembro, mais um voo partiu dos Estados Unidos com destino ao Brasil, transportando imigrantes indocumentados.
A operação foi realizada pela empresa Global Crossing Airlines (GlobalX), que utilizou um Airbus A320, com capacidade para 180 passageiros. O voo GXA-6160 partiu de Alexandria, nos Estados Unidos, às 6h da manhã, com paradas para reabastecimento no Panamá e em Manaus (Amazonas). O pouso em Manaus ocorreu às 14h15, com decolagem uma hora depois. O destino final foi o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (Minas Gerais), onde o avião chegou por volta das 20h para o desembarque dos deportados.
No sábado, 23 de novembro, o mesmo Airbus retornará aos Estados Unidos, partindo de Confins às 11h e realizando nova escala em Manaus antes de seguir viagem.
Este é o 14º voo de deportação de brasileiros realizado em 2024, sob a administração Biden. No total, 1.593 brasileiros foram deportados neste ano, e 10.872 desde o início dessas operações, em 2019. O mês de novembro registrou duas operações de repatriação, algo que também ocorreu em agosto e outubro deste ano, diferindo do ritmo mensal habitual de um voo por mês.