Publicado em 28/11/2024 as 9:00pm
Los Angeles (CA) torna-se “Cidade Santuário”
A Cãmara de Vereadores de Los Angeles (Califórnia) votou por unanimidade na última semana...
A Cãmara de Vereadores de Los Angeles (Califórnia) votou por unanimidade na última semana para declarar a cidade como um "santuário", recusando categoricamente qualquer assistência municipal às autoridades federais de imigração. A decisão ocorre em meio à prisão de dezenas de imigrantes indocumentados na área metropolitana por crimes violentos, incluindo homicídios e agressões contra crianças.
A votação de 13 a 0, realizada na terça-feira passada, sucede a vitória do presidente eleito Donald Trump nas urnas e levanta preocupações sobre a segurança pública. Apenas em 2024, o Enforcement and Removal Operations (ERO), divisão do Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE), prendeu 1.263 imigrantes indocumentados em Los Angeles, sendo que 715 deles tinham condenações criminais.
Entre janeiro de 2021 e 2024, o ICE deteve 19.726 não-cidadãos na região, dos quais 36% tinham condenações anteriores. Em janeiro deste ano, durante uma operação nacional de duas semanas, 26 imigrantes com acusações pendentes ou condenações por homicídio e agressões contra crianças foram presos na área de Los Angeles.
Entre os casos registrados estão o de um mexicano de 47 anos procurado em seu país por tráfico humano com fins de exploração sexual, um mexicano de 36 anos envolvido em homicídio durante um roubo, e um salvadorenho de 39 anos condenado por abuso sexual de uma vítima menor de 14 anos.
A controvérsia da política de cidade-santuário
Os críticos da medida, como o advogado de Los Angeles Leo Terrell, afirmam que a decisão protege criminosos e atrai pessoas com antecedentes criminais. "As cidades-santuário, como Los Angeles e Boston, basicamente protegem criminosos de serem deportados. Isso é um sinal para qualquer imigrante indocumentado que tenha cometido crimes de correr para Los Angeles", disse Terrell à Fox News.
Além disso, Terrell alertou que a falta de cooperação entre as autoridades locais e federais pode colocar cidadãos em risco. "A cidade pode ter informações sobre criminosos condenados, mas não compartilhará com as autoridades federais. Isso tornará o trabalho do ICE mais perigoso e colocará vidas de moradores em risco."
Operações do ICE continuam
O ICE afirmou que suas operações se concentram na prisão de não-cidadãos que representam ameaças à segurança pública e nacional. Isso inclui indivíduos com ordens finais de remoção emitidas por juízes americanos. Atualmente, estima-se que haja 1,4 milhão de pessoas no país sob tais ordens.
Apesar das críticas, o ICE segue realizando prisões de indivíduos com histórico de crimes graves. Em fevereiro, agentes prenderam um salvadorenho de 27 anos condenado por atos lascivos contra uma criança e posse de pornografia infantil. Operações subsequentes levaram à prisão de outros indivíduos envolvidos com tráfico de drogas, incluindo metanfetamina, fentanil e heroína.
O futuro das cidades-santuário
Embora a Câmara de Los Angeles não tenha respondido aos pedidos de comentários, a decisão abre espaço para possíveis disputas legais. Terrell acredita que o governo federal pode contestar a constitucionalidade das cidades-santuário, alegando que elas interferem nos direitos federais.
Fonte: Da redação