Publicado em 29/11/2024 as 4:00pm
Estudo BLAST investiga o envelhecimento e a memória em Latinos em Massachusetts
O estudo BLAST (Brain Latinos Aging Study), realizado pelo Massachusetts General Hospital (MGH),...
O estudo BLAST (Brain Latinos Aging Study), realizado pelo Massachusetts General Hospital (MGH), é uma importante pesquisa clínica dedicada a entender como o envelhecimento pode afetar a memória, especialmente entre a população latina. Este estudo está investigando as mudanças cognitivas que ocorrem com a idade por meio de testes de memória, exames de sangue e neuroimagem (RM e PET), com o objetivo de oferecer melhores respostas sobre os fatores que contribuem para o declínio cognitivo.
Por que o estudo é importante?
Pesquisas indicam que os latinos têm 1,5 vezes mais chances de desenvolver distúrbios de memória, como a doença de Alzheimer, do que a população branca. No entanto, ainda não sabemos exatamente as razões por trás dessa disparidade. O estudo BLAST busca preencher essa lacuna de conhecimento, oferecendo uma oportunidade única para identificar os fatores biológicos, sociais e ambientais que podem influenciar a saúde cognitiva dos latinos.
Quem pode participar?
O estudo está recrutando participantes latinos, com mais de 55 anos, que falem espanhol, inglês ou português. A pesquisa já conta com 293 participantes, sendo 239 falantes de espanhol e 54 brasileiros. O estudo também tem acompanhado os avanços dos participantes, com 138 exames de RM realizados até agora.
Avanços do estudo BLAST
Os resultados do BLAST têm mostrado novos insights sobre a relação entre fatores biológicos e a função cognitiva. Durante o Simpósio Latinos & Alzheimer, em San Diego, em abril, membros da equipe BLAST apresentaram dados sugerindo que elementos no sangue, como hormônio estimulante da tireoide e proteína C-reativa, podem estar associados à função cognitiva. O estudo também foi apresentado na Conferência Internacional da Associação de Alzheimer em julho, com palestras sobre comprometimento comportamental leve e a relação entre estresse crônico e cognição.
Oportunidades de pesquisa
Além do estudo principal, o Programa de Prevenção Multicultural do Alzheimer (MAPP) oferece várias oportunidades de pesquisa para a comunidade latina. Entre as oportunidades, estão:
Estudo de Aplicações Móveis: Buscando adultos latinos, fluentes em espanhol, com mais de 55 anos, para testar aplicativos móveis que medem a memória. Os participantes receberão uma compensação de $50 pela participação. Para mais informações, entre em contato com Sofia pelo telefone (617) 643-5880 ou envie um e-mail para mapp@mgh.harvard.edu.
Estudo para Cuidadores: Estamos recrutando cuidadores de familiares com problemas de memória ou doença de Alzheimer para um estudo remoto/virtual sobre técnicas de relaxamento. Os participantes podem receber até $120 pela participação. Interessados podem ligar para Miranda ou Paulina pelo telefone (617) 724-7244 ou enviar um e-mail para cuidadores@mgb.org.
Estudo sobre Envelhecimento Saudável e Cérebro Resiliente: Buscando adultos com mais de 90 anos, sem problemas de memória conhecidos. Os participantes podem receber até $425 pela participação. Para mais informações, entre em contato com Diana pelo telefone (617) 643-5880 ou envie um e-mail para mapp@mgh.harvard.edu.
Participe e ajude a melhorar a saúde cognitiva das futuras gerações
A participação na pesquisa BLAST e em outras iniciativas oferece uma chance única de contribuir para um melhor entendimento sobre o envelhecimento e a memória na comunidade latina. Além disso, ao se envolver com esses estudos, você ajuda a melhorar as abordagens de cuidado e tratamento para distúrbios cognitivos que afetam milhões de latinos em todo o mundo.
Para mais informações sobre como participar, entre em contato com a equipe do MAPP pelo telefone (617) 643-5880 ou envie um e-mail para mapp@mgh.harvard.edu.