Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 2/12/2024 as 10:00am

ICE prende brasileiro investigado no Brasil por homicídio, violência doméstica e desfalque

O Escritório de Operações de Execução e Remoção (ERO) de Buffalo (New York), uma divisão...

O Escritório de Operações de Execução e Remoção (ERO) de Buffalo (New York), uma divisão do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês), prendeu Christopher Alexsandro dos Santos, um brasileiro de 28 anos. A prisão ocorreu em 20 de novembro e ele possui uma ordem final de deportação emitida por um juiz de imigração em 8 de novembro de 2023, quando foi condenado à revelia a ser deportado para o Brasil.

De acordo com as informações, agentes do ERRO, da subunidade de Albany, prenderam o brasileiro sem incidentes em Greenfield Center, New York. Atualmente, ele está sob custódia do ICE.

O relatório diz que Christopher foi abordado por agentes da Patrulha de Fronteira em 28 de abril de 2023, após entrar ilegalmente nos Estados Unidos por Eagle Pass, Texas. Na ocasião, ele recebeu uma notificação para comparecer ao tribunal de imigração e foi liberado por falta de espaço em centros de detenção.

Em 1º de novembro de 2023, o Departamento do Xerife do Condado de Saratoga o prendeu por estrangulamento em segundo grau (obstrução da respiração ou circulação sanguínea, causando lesão física), colocar em risco o bem-estar de uma criança e dano criminal em quarto grau (desativação de equipamento para impedir chamadas de emergência).

No entanto, ele foi liberado com uma “notificação de comparecimento”, impedindo o ERO de Buffalo de emitir uma ordem de detenção de imigração.

Além disso, Christopher é alvo de investigações abertas no Brasil por homicídio, violência doméstica e desfalque.

Os imigrantes colocados em processos de remoção têm direito ao devido processo legal perante juízes federais de imigração nos tribunais administrados pelo Escritório Executivo de Revisão de Imigração (EOIR, sigla em inglês). Este órgão pertence ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos, sendo independente do Departamento de Segurança Interna e do ICE.

As decisões de remoção são feitas com base no mérito de cada caso individual, e os oficiais do ICE executam essas decisões.

Como uma das três divisões operacionais do ICE, o ERO é a principal autoridade federal encarregada da fiscalização da imigração doméstica. Sua missão inclui proteger a segurança das comunidades norte-americanas e garantir a integridade das leis de imigração do país.

O ERO opera com mais de 7.700 funcionários, distribuídos por 25 escritórios domésticos, 208 localidades nos EUA e 30 representações internacionais, além de missões temporárias na fronteira.

A prisão do brasileiro destaca os esforços contínuos do ERO para colaborar com autoridades locais e internacionais na promoção da segurança pública.

Fonte: Da redação

Top News