Publicado em 3/12/2024 as 9:00pm
Brasileiro acusado de agredir mulher é detido na Filadélfia e deportado
Fonte: Da redação
Agentes do U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) deportaram, em 22 de novembro, o brasileiro Guilherme Rodrigues Silva Rocha, que havia fugido do Brasil para os Estados Unidos. De acordo com as autoridades, ele foi condenado a um ano de prisão por agredir uma mulher em seu país de origem. As informações foram divulgadas pelo ICE.
Guilherme entrou ilegalmente nos EUA pela fronteira próxima a San Ysidro, Califórnia, em junho de 2022. Na ocasião, foi liberado sob a condição de comparecer diante de um juiz de imigração, mas nunca se apresentou ao tribunal.
Em 28 de agosto de 2023, a Justiça brasileira condenou Guilherme – mesmo à revelia – a um ano de prisão pelo crime de lesão corporal contra uma mulher. O governo brasileiro notificou o ICE, que conseguiu localizá-lo e prendê-lo em 22 de agosto, na cidade de Salisbury, Maryland.
No dia 7 de outubro, um juiz de imigração determinou a deportação de Guilherme. “O ICE está comprometido com a segurança pública. Deportar indivíduos como Rodrigues, que têm histórico criminal, é parte da nossa missão”, afirmou Brian McShane, chefe do ICE na Filadélfia.