Publicado em 19/12/2024 as 6:00pm
Cidadão senegalês procurado por assassinato no Brasil é preso na Pensilvânia
Gora Tourie Fall, um cidadão do Senegal de 34 anos, foi preso na Filadélfia, Pensilvânia, por...
Gora Tourie Fall, um cidadão do Senegal de 34 anos, foi preso na Filadélfia, Pensilvânia, por agentes do escritório de Operações de Fiscalização e Remoção (ERO, sigla em inglês), uma divisão do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês), durante uma operação direcionada no dia 10 de dezembro. Fall é procurado no Brasil por um mandado de prisão relacionado a acusações de assassinato. Ele permanece sob custódia do ICE enquanto aguarda os procedimentos de deportação.
“ERO em Philadelphia está comprometida em garantir que fugitivos estrangeiros como Fall não encontrem refúgio nos Estados Unidos”, declarou Brian McShane, diretor interino do Escritório Regional. “A segurança do público americano é nossa principal prioridade, e prenderemos qualquer não-cidadão que represente uma ameaça à nossa segurança.”
Fall foi inicialmente detido pela Patrulha de Fronteira dos EUA em 3 de abril de 2021, após entrar ilegalmente no país perto de Eagle Pass, Texas. Ele recebeu uma notificação para comparecer perante um juiz de imigração e foi liberado sob liberdade condicional. Em maio, a ERO Philadelphia tomou conhecimento do mandado de prisão emitido pelo Brasil.
A ERO é responsável por aplicar as leis de imigração dentro dos Estados Unidos, incluindo a remoção de indivíduos que não têm base legal para permanecer no país. As decisões sobre deportação são tomadas por juízes de imigração vinculados ao Escritório Executivo para Revisão de Imigração (EOIR), uma entidade independente do Departamento de Segurança Interna (DHS) e do ICE.
Com mais de 7.700 funcionários espalhados por 25 escritórios regionais, 208 locais em território nacional e 30 postos no exterior, a ERO desempenha um papel central na proteção da segurança pública e na aplicação das leis de imigração.
A prisão de Gora Tourie Fall reforça o compromisso da ERO Philadelphia em impedir que criminosos internacionais permaneçam nos Estados Unidos, garantindo a segurança das comunidades locais.
Fonte: Da redação