Publicado em 19/12/2024 as 9:00am
Grupo de direitos dos imigrantes no Tennessee condena apoio do governo estadual às deportações de Trump
A Tennessee Immigrant and Refugee Rights Coalition (TIRRC), organização sem fins lucrativos...
A Tennessee Immigrant and Refugee Rights Coalition (TIRRC), organização sem fins lucrativos sediada em Nashville, condenou publicamente, nesta segunda-feira (16), o compromisso do governador Bill Lee de apoiar as deportações prometidas pelo presidente eleito Donald Trump. O plano prevê a remoção de mais de 11 milhões de imigrantes indocumentados nos Estados Unidos.
Em uma declaração recente, Lee se comprometeu a usar “todas as ferramentas disponíveis”, incluindo a polícia estadual e a Guarda Nacional, para cumprir a promessa de Trump. Ele é um dos 26 governadores republicanos que assinaram uma carta em 11 de dezembro apoiando a iniciativa de Trump para enfrentar a "crise da imigração ilegal" e deportar imigrantes considerados uma ameaça à segurança nacional.
Lisa Sherman-Luna, diretora executiva da TIRRC, criticou duramente a posição do governador. “O plano de Trump foi considerado desastroso por líderes empresariais, economistas, líderes religiosos e especialistas jurídicos. Todos os moradores do Tennessee merecem viver e trabalhar com segurança, sem medo, independentemente de sua origem, cor da pele ou condição financeira”, afirmou.
De acordo com dados do Censo dos EUA, cerca de 6,1% da população do Tennessee — aproximadamente 6,9 milhões de pessoas — são estrangeiros. Desses, 37,6% já se naturalizaram cidadãos americanos, enquanto 62,4% não possuem cidadania.
Fundada em 2003, a TIRRC trabalha para tornar o Tennessee mais inclusivo e enfatiza a contribuição dos imigrantes para o estado. “Seja fugindo de perigos ou buscando oportunidades, os imigrantes enriquecem nosso estado e fortalecem nossas comunidades. Deportar famílias é um desastre moral e econômico, que prejudicará empresas, a agricultura e a produção”, destacou Sherman-Luna.
Ela também alertou para o impacto do uso de recursos estaduais no apoio às deportações. “Esses recursos poderiam ser destinados à habitação, saúde e educação para as famílias trabalhadoras do Tennessee”, disse.
Em entrevista recente à Time Magazine, Trump reafirmou sua intenção de deportar imigrantes indocumentados “ao máximo permitido pela lei”. No entanto, o uso de forças militares contra civis dentro do território dos EUA é proibido, salvo autorização específica do Congresso.
Sherman-Luna ainda ressaltou os riscos dessa abordagem para a população em geral. “É alarmante que o governador ameace autorizar a polícia local e a Guarda Nacional a ultrapassar sua jurisdição para deter nossos vizinhos. Isso estabelece um precedente perigoso para todos os moradores do Tennessee.”
Fonte: Da redação