Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 23/12/2024 as 12:00pm

Imigrantes enfrentam jornadas dolorosas em busca de um novo começo em Massachusetts

A cidade de Boston (Massachusetts) enfrenta desafios no acolhimento de famílias migrantes...

A cidade de Boston (Massachusetts) enfrenta desafios no acolhimento de famílias migrantes Massachusetts tem lidado há meses com a tarefa desafiadora de integrar milhares de famílias migrantes e sem-teto em busca de abrigo no estado. Muitas dessas famílias enfrentaram jornadas longas e difíceis antes de chegarem à área, com organizações locais trabalhando arduamente para oferecer suporte em meio a uma crise humanitária crescente.

Na Igreja Luterana Our Savior, em East Boston, quatro famílias encontram refúgio temporário. Desde agosto, a igreja abriu suas portas para quem mais precisa. “Naquela noite, cerca de 25 pessoas chegaram”, relatou o pastor Don Nanstad ao WBZ-TV.

Entre os refugiados está uma família haitiana que deixou seu país devido à violência. Após serem barrados na fronteira do Chile com sua filha de 5 anos, a família passou oito anos cruzando dez países para chegar aos Estados Unidos. Hoje, finalmente reunidos, estão alojados em East Boston, onde enfrentam o desafio de reconstruir suas vidas.

A situação dos migrantes em Boston reflete a escassez de moradias de longo prazo. Muitos enfrentam a decisão de optar por abrigos temporários, que oferecem estadias de até um mês, mas os impedem de entrar na lista de espera de assistência emergencial por seis meses. “Muitas pessoas estão dormindo em estações, aeroportos ou onde conseguem porque querem algo duradouro”, explicou Hannah Hafter, da Episcopal City Mission.

A crise imobiliária em Boston agrava ainda mais a situação, com poucas famílias deixando os abrigos para abrir espaço para novos necessitados.

Para muitos migrantes, encontrar emprego é outro desafio significativo. Jude Jeudy, que possui autorização de trabalho, ainda não conseguiu emprego. A barreira do idioma também dificulta o acesso ao mercado de trabalho, como relatou Gabriel Jean, que chegou a Boston com sua família após cruzar o Brasil e o México.

Programas de apoio, como os organizados pela Igreja Metodista Bethel em Jamaica Plain, têm ajudado migrantes a encontrar oportunidades por meio de voluntariado, que muitas vezes servem como um caminho para empregos fixos. “É uma forma de aprender inglês e se integrar ao mercado de trabalho”, explicou Kendy Valbrun, diretor do programa da igreja.

Enquanto organizações e igrejas se esforçam para apoiar os recém-chegados, críticos como Ira Mehlman, da Federação para a Reforma da Imigração Americana (FAIR), apontam os custos e impactos para a comunidade receptora. Segundo Mehlman, políticas de cidades santuário, como Boston, acabam atraindo mais imigrantes e sobrecarregando recursos locais.

Apesar dos desafios, a resiliência dos migrantes e o apoio de comunidades locais mostram que a solidariedade continua sendo essencial em meio a uma crise humanitária tão complexa. (com informações do CBS News)

Fonte: Da redação

Top News