Publicado em 9/01/2025 as 2:00pm
Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil, recebe convite para a posse de Donald Trump
O ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que foi acusado de conspirar para derrubar os...
O ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que foi acusado de conspirar para derrubar os resultados das eleições de 2022, revelou na quarta-feira, por meio do X, que recebeu um convite para a posse de Donald Trump como presidente, marcada para 20 de janeiro.
Bolsonaro informou que está tentando reaver seu passaporte, o qual foi apreendido em fevereiro de 2024.
O ex-presidente está proibido de disputar cargos políticos no Brasil até 2030 e enfrenta processos criminais, embora tenha negado qualquer envolvimento em ilegalidades. Seu estilo de governo, identificado com o populismo de direita, é frequentemente comparado ao de Trump.
Ele declarou estar “muito honrado” com o convite recebido de Trump e do vice-presidente eleito, JD Vance, e expressou agradecimentos a seu filho Eduardo Bolsonaro, político e policial, pelo esforço em manter os laços com a família Trump.
Bolsonaro também afirmou que seu advogado já solicitou a devolução do passaporte para que ele possa participar deste evento histórico e relevante.
Em 8 de janeiro de 2023, seus apoiadores invadiram o palácio presidencial, o Supremo Tribunal Federal e o Congresso, exigindo que ele retornasse ao poder. O episódio remeteu ao ataque ao Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021.
O relatório da Comissão Seletiva da Câmara sobre o ataque de 6 de janeiro apontou que Trump esteve envolvido em uma “conspiração de várias partes” para reverter os resultados da eleição presidencial de 2020 e falhou em impedir que seus apoiadores invadissem o Capitólio.
Em novembro, o caso foi arquivado a pedido do procurador especial Jack Smith, após a reeleição de Trump à presidência.
Fonte: Da redação