Publicado em 11/01/2025 as 6:00pm
Brasileiro que servia café vira cabeleireiro da chefe de gabinete de Trump nos EUA
Fonte: Da redação
Um brasileiro chegou aos Estados Unidos com apenas 18 anos, sem saber falar inglês e carregando apenas 300 dólares no bolso. Juliano Villela buscava maneiras de sobreviver quando descobriu sua vocação: ser cabeleireiro. Hoje, aos 41 anos, é uma referência no uso de produtos naturais e atende celebridades como a apresentadora Martha Stewart e a nova chefe de gabinete do país, Susie Wiles.
Em fevereiro de 2002, Villela morava em Santos, no litoral paulista, e havia acabado de ser aprovado no vestibular para Direito. Mesmo assim, decidiu abandonar tudo e partir sozinho para um país desconhecido.
"Foi uma experiência difícil, pois eu era muito jovem e imaturo. [Aos] 18 anos, sem falar inglês e sem nenhuma certeza, já que eu não tinha conhecimento nem contatos", contou o cabeleireiro. "Foi uma mistura de sentimentos e emoções".
Nos três primeiros meses nos Estados Unidos, Villela trabalhou para uma empresa de limpeza durante o dia e em um restaurante à noite, dividindo um apartamento de dois quartos com outros oito brasileiros.
Em 2003, ele conheceu Jefferson Lima, cabeleireiro de um renomado salão nos EUA, o Peter Coppola. "Ele me ofereceu um trabalho para limpar o salão e servir café. Foi assim que iniciei minha trajetória no ramo da beleza", recorda Villela.
Oportunidade
A oportunidade surgiu quando um funcionário faltou ao trabalho, e Villela começou a ser treinado como auxiliar de cabeleireiro. Sempre preocupado com a saúde capilar das clientes, especializou-se em cosmetologia e tratamentos para os cabelos e couro cabeludo com produtos naturais.
Pouco tempo depois, tornou-se responsável pela área de tratamentos capilares naturais de todos os salões Peter Coppola nos EUA e representante da Laces, uma marca sustentável brasileira, no país.
Seu método conquistou clientes, incluindo Susie Wiles, chefe de gabinete anunciada por Donald Trump. Ela começou a frequentar o salão há dois anos e, segundo Villela, é bastante preocupada com a saúde capilar.