Publicado em 15/01/2025 as 5:00pm
EUA enviam primeiro voo de 2025 ao Brasil com brasileiros
Fonte: Da redação
No dia 10 de janeiro, ocorreu a primeira operação de 2025 para o envio de cidadãos brasileiros de volta ao Brasil, realizada pelo governo dos Estados Unidos. A repatriação foi realizada por meio de um voo de deportação, uma ação do Departamento de Segurança Interna dos EUA, que visa repatriar estrangeiros que não cumpriram as leis de imigração do país.
De acordo com o Departamento de Segurança Interna, os deportados são, em sua maioria, pessoas que entraram ilegalmente nos Estados Unidos, que não obtiveram autorização para permanecer no país, que foram condenadas por crimes ou que foram consideradas uma ameaça à segurança nacional.
A operação foi novamente realizada pela Global Crossing Airlines (GlobalX), uma companhia aérea norte-americana especializada nesse tipo de serviço. O voo foi operado com o Airbus A321 de matrícula N966AD, com capacidade para 224 passageiros, destinado ao transporte dos deportados.
Detalhes da Operação
Conforme informações obtidas por meio do sistema de voos aprovados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o voo GXA-6160 decolou de Alexandria, nos Estados Unidos, às 07h48 (04h48 no horário local). O trajeto inclui escalas de reabastecimento no Panamá e em Manaus (AM), com previsão de chegada à capital amazonense às 14h15 (horário local). A decolagem de Manaus está prevista para as 15h15.
No entanto, devido a um atraso de quase duas horas na decolagem em Alexandria, o voo pode sofrer ajustes nos horários previstos, o que pode impactar a chegada em Manaus.
Após a parada em Manaus, o Airbus A321 seguirá para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), com chegada prevista para as 20h00 do mesmo dia. É nesse aeroporto que ocorrerá o desembarque dos deportados.
Operação de Repatriação Continua no Sábado
No sábado, 11 de janeiro, o voo GXA-6161, com o mesmo Airbus A321, decolará de Confins às 11h00, com destino a Manaus. A chegada à capital amazonense está prevista para as 13h50, com decolagem programada para as 14h50.
A operação faz parte de um esforço contínuo das autoridades norte-americanas para garantir o cumprimento das leis de imigração, ao mesmo tempo que proporciona o retorno seguro de cidadãos estrangeiros que não estão em conformidade com as normas do país.