Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 16/01/2025 as 2:00pm

Líderes e imigrantes de Newburgh (NY) se preparam para possíveis mudanças nas políticas do ICE

A preocupação cresce à medida que Trump promete deportar milhões de imigrantes indocumentados. Com mais da metade de sua população composta por hispânicos e uma crescente comunidade haitiana, Newburgh tem uma longa história de políticas favoráveis aos imigrantes.


Prefeito Torrance Harvey

Diante da iminente posse do presidente Donald Trump, líderes religiosos, ativistas e moradores de Newburgh (New York) reforçam o compromisso com as políticas pró-imigrantes da cidade. Durante uma reunião da Câmara Municipal na segunda-feira, dia 13, líderes de igrejas e uma sinagoga pediram que as autoridades mantenham a política de cidade acolhedora, adotada em 2017, que proíbe a cooperação entre a polícia local e agentes do Immigration and Customs Enforcement (ICE).

A preocupação cresce à medida que Trump promete deportar milhões de imigrantes indocumentados. Com mais da metade de sua população composta por hispânicos e uma crescente comunidade haitiana, Newburgh tem uma longa história de políticas favoráveis aos imigrantes.

 

Unindo Forças pela Comunidade

Líderes religiosos, como o rabino Doug Koin, da Temple Beth Jacob, reafirmaram o apoio à Câmara de Vereadores. “Queremos que saibam que nós, do Conselho Inter-religioso de Newburgh e da Christian Ministerial Fellowship, estamos ao lado de vocês,” declarou Koin.

Para Willy Torres, residente de Newburgh há 33 anos e pai de três estudantes universitários, o momento exige resiliência. Ele aconselha os novos imigrantes a construírem uma rede de apoio, cuidarem da saúde mental e evitarem problemas legais. “A cidade já passou por mudanças antes, e nós vamos superar mais esta,” disse Torres.

 

Impacto na Comunidade

Diana Lopez, gerente de organização da For The Many, uma ONG que atua em questões de imigração e habitação, destacou as consequências devastadoras das deportações. “Quando pessoas não violentas são deportadas, seus filhos e até os amigos dessas crianças sofrem,” afirmou. Ela lembra do impacto vivido em 2018, quando o ICE intensificou suas operações, e compartilhou sua preocupação com o futuro: “Meus filhos já estão preocupados com os colegas. É muito difícil para eles pensarem nisso.”

O prefeito Torrance Harvey também manifestou seu compromisso com a política local de separação entre a polícia e o ICE. Apesar de duvidar que Trump cumpra todas as suas promessas sobre imigração, Harvey assegurou que a cidade continuará protegendo seus residentes imigrantes.

 

Resposta do ICE

Em comunicado, um porta-voz do ICE afirmou que as operações da agência priorizam a remoção de imigrantes indocumentados que representam ameaças à segurança pública, como criminosos e membros de gangues. Segundo o ICE, não há operações de varredura indiscriminada, e qualquer mudança na política dependerá da administração de Trump.

Com o futuro das políticas imigratórias em debate, Newburgh continua sendo um símbolo de resistência e solidariedade para suas comunidades imigrantes, que enfrentam incertezas e desafios crescentes.

Top News