Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 20/01/2025 as 6:00pm

Governadora de Massachusetts propõe restrições para imigrantes em abrigos

Atualmente, os candidatos a abrigos podem ser aceitos sem apresentar documentação, mas Healey argumenta que as mudanças são necessárias para garantir a sustentabilidade do sistema e reforçar a segurança.


Governadora Maura Healey

A governadora de Massachusetts, Maura Healey, apresentou na quarta-feira (15) uma proposta para restringir o acesso aos abrigos emergenciais do estado. A medida exige que pelo menos um membro de cada família hospedada esteja legalmente no país. A proposta também inclui o fortalecimento de verificações de antecedentes criminais e a exigência de comprovação de identidade, residência e status imigratório antes do acolhimento.

Atualmente, os candidatos a abrigos podem ser aceitos sem apresentar documentação, mas Healey argumenta que as mudanças são necessárias para garantir a sustentabilidade do sistema e reforçar a segurança. “Essas mudanças são apropriadas e necessárias para alinhar o sistema ao propósito original da lei, proteger as comunidades e tornar o sistema financeiramente sustentável”, afirmou a governadora.

O sistema de abrigos do estado tem enfrentado uma crise desde 2023, com o aumento do número de migrantes, cenário semelhante ao de Nova York, Chicago e Denver. A sobrecarga levou a medidas como o limite de nove meses para estadia nos abrigos, com possibilidade de duas extensões de 90 dias, e a limitação do tempo em locais provisórios para cinco dias.

A segurança também é uma preocupação crescente. Este mês, um migrante foi encontrado em um abrigo com drogas e uma arma automática. Registros estaduais indicam centenas de incidentes graves nos abrigos, incluindo casos de violência sexual.

A proposta de Healey recebeu apoio bipartidário. O presidente da Câmara estadual, Ronald Mariano, destacou que a iniciativa está alinhada com reformas anteriores, como os limites de permanência e a exigência de treinamento profissional. Já o líder republicano no Senado, Bruce Tarr, elogiou o reconhecimento da governadora sobre a urgência de mudanças.

Se aprovada pelo Legislativo, a proposta de Healey pode representar um marco para fortalecer o sistema de abrigos, equilibrando segurança, sustentabilidade e apoio às comunidades.

Top News