Publicado em 20/01/2025 as 10:00pm
Governo do Acre discute participação de policiais em curso da SWAT com embaixada dos EUA
O treinamento abordará táticas especiais e o manuseio de armamentos pesados, preparando os agentes para atuar em situações extremas, tal como ocorre nas unidades da SWAT nos Estados Unidos.
Na quarta-feira, 15 de janeiro, o Governo do Acre, por meio da sua Representação em Brasília (Repac) e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), se reuniu com representantes do consulado dos Estados Unidos para tratar da participação de policiais acreanos em um curso especializado da SWAT, a famosa unidade de elite da polícia americana. O encontro, realizado na sede da Repac, visa agilizar as providências necessárias para garantir os vistos e a viabilização da viagem dos policiais.
Conforme explicou o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública em exercício, Evandro Bezerra, 66 profissionais de segurança pública do Acre, incluindo policiais civis, militares, penais e bombeiros, irão participar do curso, que ocorrerá em março na Flórida, no Instituto de Segurança Pública da Lake Technical College. O treinamento abordará táticas especiais e o manuseio de armamentos pesados, preparando os agentes para atuar em situações extremas, tal como ocorre nas unidades da SWAT nos Estados Unidos.
"Este curso é de extrema relevância, pois permitirá que nossos profissionais sejam treinados por uma das melhores forças policiais do mundo, agregando conhecimento que resultará em um serviço de segurança mais qualificado para a população", destacou Evandro Bezerra.
A participação no curso é parte de um esforço contínuo do governo estadual para melhorar a capacitação e os recursos das forças de segurança. Para garantir que tudo ocorra sem imprevistos, os agentes envolvidos no treinamento deverão entregar a documentação necessária e passar pelas entrevistas de visto. O cônsul da Embaixada dos Estados Unidos, Antonio Agnone, também participou da reunião e se colocou à disposição para facilitar o processo.
O secretário da Repac, Fábio Rueda, enfatizou a importância do investimento em treinamento especializado, que não só aumenta a capacitação dos policiais, mas também reforça a segurança pública no estado. "Investir na qualificação das nossas forças de segurança é investir diretamente em mais proteção para a população", afirmou Rueda, ressaltando o apoio do governo estadual em garantir melhores condições de trabalho para os agentes.
Além da capacitação, o Governo do Acre segue buscando mais recursos para o setor de segurança. Durante sua visita a Brasília, Evandro Bezerra também se reuniu com o secretário nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, para discutir a entrega de novos equipamentos de segurança, como armas e munições, que deverão ser entregues aos policiais em Cruzeiro do Sul no final de janeiro. O secretário ainda informou que, em fevereiro, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, também estará no Acre para mais ações de fortalecimento da segurança no estado.
O curso da SWAT e os novos investimentos em equipamentos fazem parte de um esforço contínuo do Governo do Acre para modernizar suas forças de segurança, proporcionando aos policiais as ferramentas e o treinamento necessários para enfrentar os desafios da segurança pública de forma mais eficiente.
(Fotos: Wesley Moraes/Repac)