Publicado em 22/01/2025 as 8:00pm
Equipe brasileira de judô conquista título de campeã após derrotar no Mano a Mano 2025
A equipe brasileira de judô brilhou no Mano a Mano 2025, realizado neste domingo (19) no...
A equipe brasileira de judô brilhou no Mano a Mano 2025, realizado neste domingo (19) no Galpão do Engenhão, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Em uma demonstração de habilidade e força, os atletas nacionais derrotaram os Estados Unidos por 4 a 0, sagrando-se campeões do desafio. O evento, que marcou a abertura do ciclo olímpico até Los Angeles 2028, teve grande destaque para os judocas Rafaela Silva, Leonardo Gonçalves e Rafael Macedo, todos vencedores por ippon. Ketleyn Quadros também garantiu sua vitória, enquanto Jessica Pereira e Chrystian Silva nem precisaram entrar no tatame para assegurar o triunfo brasileiro.
Rafaela Silva, uma das atletas mais aplaudidas pela torcida, celebrou sua vitória em casa com a energia vibrante das arquibancadas. Natural da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, a judoca é uma das maiores estrelas do esporte, com um histórico impressionante, incluindo o ouro nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e outros títulos relevantes. "É um privilégio competir em casa, com essa torcida maravilhosa. A adrenalina é indescritível", disse Rafaela, que, após conquistar o bronze por equipes nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, decidiu mudar de categoria, dos 57kg para os 63kg. "É um processo de adaptação, mas vamos chegar lá", completou.
O judô, o esporte que mais trouxe medalhas olímpicas para o Brasil (28 no total), fez sua estreia no Mano a Mano, uma competição que, a cada ano, se consolida mais como um dos maiores eventos esportivos do Brasil. Bruno Guerra, Diretor de Produto da Dream Factory, destacou a importância de incluir o judô no evento: "É motivo de orgulho proporcionar ao público uma vivência tão especial com o esporte de maior sucesso olímpico do país".
O local escolhido para o evento, o Galpão do Engenhão, foi um acerto. Com sua proximidade ao Estádio Nilton Santos, que sediou importantes disputas dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o espaço recebeu um público empolgado e caloroso, que acompanhou as lutas com entusiasmo. O CEO da X3m, Bernardo Fonseca, ressaltou ainda o impacto positivo do judô na sociedade, destacando os valores de respeito e disciplina que o esporte transmite. "Foi gratificante receber alunos de projetos sociais e escolas. O judô tem muito a ensinar", afirmou Fonseca.
O Mano a Mano 2025 também foi uma ocasião histórica para o evento, que já contou com a participação de ícones do esporte mundial, como o velocista Usain Bolt, a craque Marta e o canoísta Isaquias Queiroz. Organizado pela X3m e Dream Factory, o desafio contou com o patrocínio da marca Spaten, da Ambev, e apoio da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), além do incentivo do Governo do Rio de Janeiro.
Com sua realização, o Mano a Mano 2025 reforçou ainda mais sua relevância no cenário esportivo brasileiro, e o judô, mais uma vez, mostrou sua força, emoção e capacidade de inspirar gerações.
Fonte: DA REDAÇÃO