Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 23/01/2025 as 6:00pm

Primeira operação de imigração de Trump visa 300 imigrantes em Chicago (IL)

No primeiro grande ato de seu novo governo, Donald Trump está se preparando para lançar uma...

No primeiro grande ato de seu novo governo, Donald Trump está se preparando para lançar uma grande operação de imigração em Chicago (Illinois), visando mais de 300 pessoas com histórico criminal. A operação, que começará na terça-feira, deverá durar toda a semana, com o envio de entre 100 e 200 agentes do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês) para realizar as prisões.

A operação faz parte da promessa mais ampla de Trump de reprimir a imigração ilegal, focando especialmente nos indivíduos envolvidos em crimes violentos. Oficiais indicaram que a repressão não se limitará a Chicago, com operações previstas em várias cidades dos Estados Unidos. O czar de fronteiras de Trump, Tom Homan, confirmou que Chicago seria a primeira cidade a vivenciar o reforço da aplicação das leis sob a nova administração.

"Vamos começar aqui em Chicago, Illinois", disse Homan, alertando que qualquer cidade ou oficial que obstruir as operações poderá ser processado. Seus comentários surgiram enquanto o ICE se preparava para adotar uma postura mais agressiva, focando em imigrantes criminosos, mas deixando claro que ninguém estará “fora da mesa” se estiver no país ilegalmente.

Essa operação marca o início dos esforços de Trump para cumprir suas promessas de campanha de deportações em larga escala. A operação gerou medo dentro das comunidades imigrantes, especialmente em Chicago, que é uma cidade santuário com fortes proteções para indivíduos sem documentos. Críticos argumentam que operações chamadas de "alvos específicos" frequentemente resultam em prisões generalizadas, incluindo a detenção de pessoas sem antecedentes criminais ou de quem reside legalmente nos Estados Unidos.

Defensores dos direitos dos imigrantes estão se preparando para a operação, organizando apoio jurídico e assistência às famílias afetadas. A Coalizão Illinois para Direitos de Imigrantes e Refugiados destacou a importância de conhecer os direitos de cada um, especialmente o direito de permanecer em silêncio e de se recusar a deixar agentes do ICE entrarem em suas casas sem um mandado. "Estamos apenas tentando nos preparar da melhor maneira possível", disse o porta-voz Brandon Lee.

O prefeito de Chicago, Brandon Johnson, e o governador de Illinois, JB Pritzker, prometeram manter o status de cidade santuário, que limita a cooperação com as autoridades federais de imigração. No entanto, o foco da administração Trump em cidades como Chicago, com fortes proteções para imigrantes, sinaliza um esforço nacional crescente para endurecer as políticas de imigração.

Enquanto os agentes do ICE se preparam para a operação, as comunidades imigrantes em Chicago continuam apreensivas. Grupos de defesa dos imigrantes estão trabalhando incessantemente para informar as pessoas sobre seus direitos e oferecer apoio enquanto as prisões acontecem. Com a promessa de Trump de continuar as deportações em larga escala, muitos imigrantes na cidade temem que o status de cidade santuário de Chicago não seja suficiente para protegê-los da repressão nacional.

“Nós precisamos tirar os criminosos do nosso país”, disse Trump à NBC News no sábado. “Eu acho que você concordaria com isso. Não sei como alguém poderia discordar.” No entanto, defensores dos imigrantes insistem que tais ações prejudicam desproporcionalmente as famílias e comunidades, gerando medo e divisão em todo o país.

À medida que a situação se desenvolve, Chicago continua sendo o ponto de partida de uma onda nacional de reforço à imigração sob a administração Trump. A operação deve ser apenas o começo de ações mais agressivas que estão por vir, à medida que o ICE continua seus esforços para cumprir a agenda de imigração do presidente.

Top News