Publicado em 23/01/2025 as 2:00pm
Três brasileiros estão entre os 33 imigrantes presos pelo ICE em Newark (NJ)
O escritório de campo do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês) em...
O escritório de campo do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês) em Newark (New Jersey) anunciou no dia 18 a prisão de 33 imigrantes indocumentados durante uma operação de uma semana, realizada entre os dias 9 e 13 de dezembro.
De acordo com a agência, a operação focou em indivíduos acusados ou condenados por crimes como violência doméstica, abuso ou exploração sexual, posse ilegal de armas, tráfico de drogas, e direção sob influência de substâncias. Além disso, imigrantes com ordens finais de remoção e que retornaram ao país após deportação também foram alvos.
Entre os detidos estão:
- Um brasileiro com acusações pendentes de agressão agravada;
- Um dominicano condenado por homicídio culposo e obstrução da administração da lei;
- Um dominicano condenado por agressão sexual, contato sexual criminoso e por colocar em risco o bem-estar de uma criança;
- Um costarriquenho acusado de crueldade contra animais e envolvimento com rinhas de animais;
- Um mexicano condenado por agressão sexual contra uma menor de 13 a 15 anos;
- Um brasileiro com acusações pendentes de ameaças terroristas, assédio e posse ilegal de armas;
- Um brasileiro condenado por assassinato em seu país de origem.
Os detidos permanecerão sob custódia do ICE enquanto aguardam suas audiências de deportação, de acordo com a agência de imigração.
DEBATE
As recentes prisões reacenderam o debate sobre as políticas de imigração em Nova Jersey, estado que recentemente aprovou uma lei proibindo contratos entre prisões e o ICE para a detenção de imigrantes. Mesmo assim, a agência e empresas privadas continuam buscando expandir instalações de detenção no estado.
Grupos de defesa dos direitos dos imigrantes têm intensificado os apelos por proteção, especialmente com a posse iminente do presidente eleito Donald Trump, que já prometeu aumentar as deportações em seu novo mandato.
Ativistas destacam que estudos mostram que imigrantes nos Estados Unidos têm taxas de criminalidade menores do que a população nativa, além de serem mais propensos a serem vítimas de crimes.
POLÊMICA
As operações do ICE em Nova Jersey têm causado indignação em várias comunidades. Em julho de 2024, agentes realizaram uma incursão em Princeton, onde foram acusados de não se identificarem, dirigirem-se especificamente a residentes hispânicos/latinos e exigirem documentos de forma aleatória.
Na época, a deputada federal Bonnie Watson Coleman (NJ-12) expressou sua revolta:
“Este tipo de conduta não tem lugar em nossa comunidade ou no nosso país.”
A crescente tensão em torno das operações do ICE e as mudanças nas políticas migratórias alimentam o temor entre os imigrantes e suas famílias, que continuam lutando por dignidade e justiça em meio à incerteza.
Fonte: Da redação