Publicado em 26/01/2025 as 1:00pm
Casado com cidadão americano: entrei pelo cai cai, preciso esperar no Brasil para reentrar?
Fonte: Da redação
Hoje vamos falar de um assunto muito específico e que gera grandes dúvidas no que diz respeito à imigração. Trata-se do casamento com cidadão americano e entrada ilegal no país. Afinal, se a pessoa entrou nos EUA de maneira ilegal e casou com um americano, terá que voltar ao Brasil e esperar para poder entrar no país novamente?
Ou ainda, como fica a questão do casamento se o estrangeiro estiver em situação irregular? É possível solicitar um Green Card? A pessoa irá ser deportada antes? Esses e outros questionamentos exigem a assistência de um advogado especializado em imigração.
Em relação ao casamento com cidadão americano e entrada ilegal nos EUA, esse profissional vai orientá-lo da melhor forma possível. Isso porque cada caso é único e os detalhes precisam ser observados de perto por alguém competente. E claro, com amplo entendimento da lei.
Mas, de forma geral, procuramos esclarecer algumas dúvidas ao longo deste artigo. Veja o que significa entrar nos EUA pelo cai cai. Entenda também as consequências desse ato e o que acontece se o imigrante ilegal casar com um cidadão americano.
O que significa entrar nos EUA pelo cai cai?
Entrar nos EUA pelo cai cai significa atravessar a fronteira com o México de forma ilegal e depois se entregar às autoridades americanas ou ser detido. Por isso esse termo, que significa algo como “cair nas mãos das autoridades de imigração”.
Quando isso acontece, o estrangeiro estará cometendo um delito e precisará responder um processo. Nesse caso, há duas opções. Na primeira, o imigrante é liberado sob fiança para responder o processo em liberdade dentro dos EUA.
Ele terá que cumprir uma série de obrigações. E, enquanto faz isso, pode tentar regularizar sua situação com a ajuda de um advogado de imigração.
Já a outra opção é mais dura. Nela, o imigrante pode ficar detido aguardando o processo de deportação. Essa situação também requer auxílio de um profissional. Mas, caso seja deportado, o estrangeiro terá que voltar para seu país de origem e sofrerá diversas restrições. Assim, ele terá enormes dificuldades para reentrar nos EUA.
Casamento com um cidadão americano
Mesmo o estrangeiro ilegal se casando com um cidadão americano, isso não anula as situações mencionada acima. Ou seja, se entrou pelo cai cai, o imigrante terá que responder ao processo. E dessa forma, pode ser deportado, tendo que esperar no Brasil para posteriormente tentar reentrar nos EUA.
Mas aqui temos outra situação que pode acontecer. Vamos supor que o imigrante entrou ilegalmente pela fronteira, não foi detido e nem se entregou às autoridades, e conseguiu se restabelecer no país (mas sem obter um status legal). Assim, ainda nessa nossa hipótese, o estrangeiro se casou com um americano. Nesse caso, o que acontece?
Quando um estrangeiro se casa com um cidadão americano, ele entra com um processo de ajuste de status. O processo lhe dá o direito de conseguir um visto de residência permanente. Mas, no exemplo citado aqui, isso não será possível, por um motivo simples: o ajuste de status não é viável pois o imigrante ilegal não tem um status válido para ajustar.
Em outras palavras, o imigrante nunca foi inspecionado pelas autoridades de imigração e muito menos admitido no país de forma oficial. Assim, como o estrangeiro não tem um status oficial, o cônjuge americano terá que seguir um processo burocrático. Tudo para solicitar um visto para seu companheiro (a). Só que aí a situação pode complicar bastante, dependendo do caso!
Consequências para o casal
Se o estrangeiro não tem um status válido nos EUA e se casou com um americano, terá que regularizar sua situação, obtendo um visto. Mas, para isso, eventualmente terá que sair dos EUA para fazer esse processo pelo consulado americano. O processo deverá ser em seu país de origem.
Apenas depois de conseguir o visto terá a possibilidade de reentrar nos EUA. Porém, aqui entra outra situação delicada. Se o estrangeiro ficou muito tempo nos EUA de forma ilegal, terá que arcar com algumas consequências.
Nesse caso, ao sair do país, o estrangeiro sofrerá sanções. A principal é que ele não poderá pedir para entrar novamente nos EUA por um período de dez anos! E agora? Bom, é possível tentar obter um perdão do governo americano.
Nesse sentido, o pedido de perdão tem que ser bem documentado. Para isso, é essencial contar com a ajuda de um advogado especializado em imigração. Outra situação possível é que o estrangeiro pode conseguir autorização para permanecer nos EUA enquanto o pedido de perdão é analisado.
Assim, só depois dessa análise é que o estrangeiro teria que voltar para seu país de origem e seguir com a solicitação do visto (caso o perdão seja concedido). Se o perdão não for concedido, o imigrante não poderá reentrar nos EUA por bastante tempo.
Casamento entre cidadão americano e estrangeiro ilegal: conclusão
De qualquer forma, quando um estrangeiro ilegal se casa com um americano, vai precisar da assistência de um advogado especializado em imigração. Isso vale para todos os cenários, inclusive se o estrangeiro entrou pelo cai cai ou não.
É fundamental buscar a regularização da situação, para posterior ajuste de status. E isso pode exigir a saída do estrangeiro dos EUA. Assim, talvez ele precise voltar para seu país de origem e aguardar para poder reentrar no país.
Para mais informações e para saber as especificidades do seu caso, entre em contato com a equipe da Bracklaw.
Veja como podemos ajudá-lo. Contamos com uma equipe de advogados brasileiros. Dispomos de ampla experiência nesse assunto e empenhados em oferecer o melhor suporte para os mais diversos casos.
Para obter mais informações, agende agora uma consulta em nossos escritórios ligando para (978) 453-7225 ou envie um e-mail para info@bracklaw.com. Nossa equipe especializada está pronta para ajudar.
Baixe também o nosso aplicativo disponível para Android e iOS.