Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 3/02/2025 as 2:00pm

Brasileira relata deportação forçada nos EUA, apesar de processo de imigração em andamento

A brasileira Roseni, que viveu nos Estados Unidos por mais de três anos em processo de...

A brasileira Roseni, que viveu nos Estados Unidos por mais de três anos em processo de regularização, compartilhou sua história de deportação forçada em uma entrevista com o influenciador Junior Pena. Ela revelou os detalhes do drama que enfrentou após ser retirada dos Estados Unidos no dia 9 de janeiro deste ano, mesmo com seu processo de imigração ainda em trâmite.

Roseni entrou nos Estados Unidos através da fronteira com o México, em um esquema conhecido como "cai-cai", e desde então compareceu regularmente a todas as audiências marcadas pelo Tribunal de Imigração. Em 2022, ela passou a ser chamada ocasionalmente para checagens de rotina, sem grandes problemas. No entanto, em janeiro deste ano, ela foi novamente convocada para o que acreditava ser mais uma verificação padrão.

Ao chegar ao local, foi surpreendida por um oficial que lhe informou que seu processo de imigração havia expirado e que ela seria deportada. “Fui pega de surpresa. Perguntei se poderia falar com meu advogado, mas os agentes simplesmente negaram. Eles não quiseram ouvir minha versão", contou Roseni. Ela afirmou que foi tratada com agressividade pelos oficiais, que a forçaram a colocar a mão para coleta de digitais, tudo isso na frente de sua filha, uma adolescente de 17 anos. "Foi muito traumático para mim e para minha filha", disse.

De acordo com Roseni, o agente mencionou que ela não havia comunicado a mudança de endereço, uma alegação que ela confirmou, mas explicou que, na ocasião, havia informado as autoridades sobre sua mudança de New Jersey para a Filadélfia, onde trabalhava em um frigorífico de peixe. Apesar disso, ela foi rapidamente colocada em processo de deportação e enviada de volta ao Brasil.

Durante a entrevista, Roseni não confirmou se sua filha também foi deportada junto com ela. De volta ao Brasil, ela tenta recomeçar sua vida após a traumática experiência nos Estados Unidos.

Fonte: Da redação

Top News