Publicado em 3/02/2025 as 6:00pm
EUA programam novo voo com brasileiros deportados para 7 de fevereiro
As autoridades dos Estados Unidos informaram ao governo brasileiro que um novo voo com...
As autoridades dos Estados Unidos informaram ao governo brasileiro que um novo voo com brasileiros deportados está previsto para o dia 7 de fevereiro. Esta será a segunda operação do tipo desde a posse de Donald Trump. A informação foi confirmada por fontes da Polícia Federal (PF), que mantêm contato com as autoridades americanas.
O voo partirá do estado da Louisiana e, assim como ocorreu na última semana, fará uma escala em Manaus (AM) antes de seguir para o destino final, o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte (MG). A programação da viagem já estava definida desde o fim do ano passado, ainda sob a administração de Joe Biden. No entanto, o governo brasileiro ainda não recebeu informação oficial sobre a quantidade de brasileiros que serão deportados.
Em resposta ao aumento de deportações, a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, anunciou nesta terça-feira (28) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) autorizou a instalação de um posto de acolhimento no aeroporto de Confins para prestar assistência aos brasileiros deportados. Além disso, o governo brasileiro expressou interesse em criar um grupo de trabalho para dialogar com os EUA sobre melhorias no processo de deportação.
A Polícia Federal também abriu um "registro de fato" para apurar possíveis abusos sofridos pelos 88 brasileiros deportados na última sexta-feira (24). Segundo relatos, houve problemas com alimentação, falhas técnicas na aeronave e casos de maus-tratos e agressões durante o voo, que também passou por Manaus antes de aterrissar em Belo Horizonte.
O episódio reforça as preocupações do governo brasileiro em relação às condições de deportação e ao tratamento dispensado aos cidadãos brasileiros nos EUA.
Fonte: Da redação