Publicado em 5/02/2025 as 12:00pm
México fecha acordo com EUA e vai enviar 10 mil soldados para a fronteira
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, anunciou nesta segunda-feira (3) um acordo com os...
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, anunciou nesta segunda-feira (3) um acordo com os Estados Unidos envolvendo a segurança na fronteira e tarifas comerciais. Como parte do entendimento, o México enviará 10 mil soldados da Guarda Nacional para a fronteira com os EUA a fim de combater o tráfico de drogas, especialmente fentanil.
O ex-presidente Donald Trump, que comentou a medida nas redes sociais, afirmou que a iniciativa também visa conter a entrada de imigrantes irregulares nos EUA. Além disso, Washington se comprometeu a intensificar os esforços para impedir o envio de armas de alta potência ao México.
Em publicação na plataforma X, Sheinbaum destacou que as equipes dos dois países começam a trabalhar imediatamente em questões de segurança e comércio. Como parte do acordo, também foi anunciada a suspensão, por um período de um mês, das tarifas impostas recentemente pelos dois governos.
No último fim de semana, Trump determinou uma tarifa de 25% sobre todos os produtos mexicanos. O governo do México havia ameaçado retaliar, mas não especificou quais produtos seriam afetados. Agora, durante a pausa nas tarifas, haverá negociações conduzidas pelo secretário de Estado Marco Rubio, o secretário do Tesouro Scott Bessent e o secretário de Comércio Howard Lutnick, juntamente com representantes de alto escalão do México.
Trump afirmou que está "ansioso" para participar das negociações e reforçou que seu governo continuará atuando para fortalecer a segurança na fronteira e proteger os interesses comerciais dos EUA.
Fonte: Da redação