Publicado em 7/02/2025 as 8:00pm
Brasileiro que mora em NY é indicado a Creative Person of the Year no US Agency of the Year Awards 2025
Fonte: Da redação
A revista "Campaign" anunciou que o brasileiro Rafael Pitanguy, Vice-presidente Global de criação da VML, está entre os indicados ao título de Creative Person of The Year no US Agency of the Year Awards 2025. A premiação anual reconhece os principais talentos da indústria publicitária nos Estados Unidos.
Residente em Nova York, Pitanguy lidera globalmente projetos criativos para a Coca-Cola na VML dentro da estrutura do WPP Open X. Em 2024, campanhas como "Thanks for Coke-Creating" e "Coke Studio" ajudaram a Coca-Cola a conquistar o título de Marca Criativa do Ano no Festival Cannes Lions, um dos mais prestigiados do setor.
"Esse é um reconhecimento do trabalho da equipe da VML, que compartilha uma visão de criatividade absolutamente colaborativa entre agências, criativos, parceiros e clientes. Estou apenas como representante desse jeito tão único e plural de trabalhar", afirmou Pitanguy.
A VML também disputa o cobiçado título de "Agency of the Year" nos Estados Unidos, concorrendo com outras seis agências. Outros executivos da empresa também foram indicados em diferentes categorias, como Jon Cook (CEO Global da VML) em Agency Leader of the Year, Renée Lavecchia (VML Miami) em Account Person of the Year e Nejah Jemmott (VML EUA) em Advocate of the Year.
Com uma carreira marcada por conquistas expressivas, Pitanguy foi CCO da VMLYR São Paulo, onde levou a agência a um reconhecimento inédito no Cannes Lions por dois anos consecutivos. Entre seus trabalhos de destaque está o projeto Starbucks I AM, vencedor do primeiro Glass Grand Prix para a América Latina. Antes disso, atuou na Africa DDB por sete anos como Vice-Presidente de Criação, contribuindo para que a agência fosse eleita Agência Internacional do Ano pela Advertising Age.
Com nacionalidade chilena e brasileira, Pitanguy construiu sua trajetória profissional entre a Europa, América Latina e Estados Unidos, atendendo marcas como Coca-Cola, AB InBev, VISA, Mitsubishi, Honda e Telefônica. Além de sua atuação na publicidade, ele é roteirista e já trabalhou para a Paramount Pictures. Seu longa "Ponte Aérea", coescrito com Julia Rezende, foi pré-selecionado para o Festival de Sundance. Em 2024, lançou "Evidências do Amor", com Fabio Porchat e Sandy Leah, sucesso de bilheteria e elogiado pela crítica.
Ao longo de sua carreira, Rafael Pitanguy conquistou mais de 130 prêmios no Cannes Lions, incluindo dois Grand Prix e 16 Ouros, além de troféus do D&AD e One Show. Ele também foi palestrante em grandes eventos do setor, como Cannes Lions Talks, onde dividiu palco com nomes como a supermodelo Valentina Sampaio, o músico Jon Batiste e o comediante Kenan Thompson.