Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 10/02/2025 as 6:00pm

Operação Imitatio Veri

PF desmantela esquema de falsificação de passaportes para os EUA

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (7/2) a operação Imitatio Veri, com o intuito de combater um esquema de falsificação de passaportes estrangeiros e de lavagem de dinheiro. A investigação aponta que os documentos falsificados estavam sendo enviados para diversos países da Europa e para os Estados Unidos, com a utilização de uma empresa de transporte internacional.

A operação cumpriu três mandados de busca e apreensão em Londrina, cidade onde reside o principal investigado. De acordo com as apurações, ele estaria envolvido na confecção de passaportes falsificados, que começaram a ser remetidos para o exterior em abril de 2024. A maioria das encomendas tinha como destinatários pessoas de nacionalidade brasileira, mas residentes no exterior.

As investigações revelaram que as remessas eram interceptadas durante inspeções regulares realizadas pela empresa de courrier responsável pela distribuição das encomendas, localizada em São Paulo. Cerca de 20 apreensões foram feitas em diferentes datas, sendo que em algumas delas foram encontrados múltiplos passaportes falsificados, com o mesmo rosto, mas com nomes distintos. Em outros casos, o documento falsificado pertencia a países da União Europeia, como Portugal, Itália, França, Espanha, Holanda, Bélgica e Irlanda.

Além da falsificação de documentos, o investigado também é apontado como proprietário de uma empresa de fachada, com capital social irrisório. A empresa foi usada para registrar veículos novos de alto valor, em transações que geraram suspeitas sobre a origem dos recursos usados nas aquisições.

A Polícia Federal segue com a investigação, que apura crimes de falsificação de documentos públicos e lavagem de dinheiro. Se condenado, o principal suspeito pode enfrentar penas que, somadas, ultrapassam 16 anos de prisão.

A operação Imitatio Veri é mais um desdobramento da atuação da PF no combate a crimes de falsificação e fraudes internacionais, com a colaboração de empresas de transporte e outros órgãos de fiscalização.

Fonte: Da redação

Top News