Publicado em 12/02/2025 as 2:00pm
Estudante brasiliense é destaque em Simulações da ONU nos EUA
Yago Montenegro é premiado como melhor delegado na Universidade de Yale e participa de evento em Harvard
O estudante brasiliense Yago Montenegro Romão foi destaque nas Simulações da Organização das Nações Unidas (ONU), realizadas em Harvard e na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, entre 21 de janeiro e 4 de fevereiro. Em Yale, o jovem conquistou o prêmio de melhor delegado no comitê United Nations Office for Drugs and Crime (UNODC), sobressaindo-se em debates estratégicos sobre política internacional. “Foi uma experiência desafiadora. Comecei não muito confiante, mas logo fui me reencontrando, sendo mais ousado com meus discursos e criativo com minhas soluções. Deu tudo certo. Fui líder de bloco no meu comitê e fiz um dos únicos discursos que foram aplaudidos”, comemora o jovem.
Durante a simulação em Harvard, Yago integrou o comitê do Pacto de Varsóvia, debatendo, sob a perspectiva de 1968, como os membros do tratado deveriam reagir ao avanço da inteligência artificial pela OTAN. No total, foram 14 dias intensos e oito simulações, que desafiaram suas habilidades de negociação, argumentação e oratória diante de mais de 3.500 participantes de 60 países.
“Foi uma experiência transformadora. Pude aprimorar meu inglês, criar estratégias e apresentar ideias para públicos diversos. Aprendemos a negociar, a pensar como diplomatas e a discutir soluções para desafios globais. Essas habilidades são fundamentais para qualquer profissional que deseja ser líder, construir uma carreira internacional e causar impacto no mundo”, destaca Yago.
Participar das Simulações da ONU proporciona aprendizagem sobre política internacional e funcionamento de organizações multilaterais. Os estudantes desenvolvem competências essenciais, como oratória, redação, negociação e liderança. “Aprendemos a articular argumentos de forma clara e persuasiva, o que é um diferencial, tanto no meio acadêmico quanto no mercado de trabalho. Desenvolvemos ainda autonomia e confiança para desafios reais”, ressalta o estudante.
Visão de Futuro
A primeira viagem internacional de Yago reforçou sua vontade de estudar e construir uma carreira no exterior. “Foi incrível estar ali e ver de perto universidades mundialmente reconhecidas. Isso me deu ainda mais certeza de que quero estudar nos EUA e investir na minha carreira. Percebi que esse sonho é possível”, destaca.
O contato com instituições como Yale e Harvard confirmou sua decisão de cursar Relações Internacionais e seguir a carreira diplomática. “Representar o Brasil, ser premiado e debater pautas globais com soluções inovadoras me fez entender melhor o trabalho de um diplomata. Essa experiência consolidou minha escolha e me ajudou a praticar habilidades como comunicação, pesquisa, negociação e pensamento estratégico”, explica.
Além disso, conhecer o ambiente acadêmico americano permitiu que ele se visualizasse estudando lá. “Estar dentro dessas universidades e conversar com estudantes e professores me mostrou que esse caminho é viável. Existem oportunidades e, com planejamento, é possível transformar esse sonho em realidade”, afirma Yago, que contou com o apoio da Hayek Global College para participar das Simulações da ONU nos Estados Unidos.
A instituição oferece o programa American College, uma graduação inovadora com duplo diploma Brasil-EUA. No modelo 2+2, os alunos estudam dois anos no Brasil e seguem para os Estados Unidos, onde completam a formação em universidades parceiras, em áreas como Administração, Economia, Ciência da Computação, Relações Internacionais, Marketing e outros cursos voltados para negócios. “A ponte que a Hayek faz com universidades estrangeiras torna o sonho de fazer uma graduação fora do país muito mais acessível. Estudar dois anos no Brasil antes de seguir para os EUA facilita muito o processo e nos permite aproveitar o melhor da educação global”, destaca Yago.
Dicas para participar das Simulações da ONU
Desde 2022, Yago já participou de mais de 20 simulações da ONU e compartilha conselhos valiosos para quem deseja seguir esse caminho:
Estude e pratique: “leia sobre política internacional, estude os países e seus interesses. Treine discursos e fale em público sempre que puder”.
Seja estratégico: “cada simulação é diferente. Contribua ativamente nos debates, construa boas argumentações e interaja com a mesa”.
Divirta-se e aproveite a experiência: “Não foque apenas em prêmios. O maior ganho é o aprendizado, as conexões que você faz e o crescimento pessoal que essa vivência proporciona”.
Não desista dos seus sonhos: “Eu sabia que queria participar e fui atrás. Busquei patrocínios, fiz vaquinhas e consegui o apoio da Hayek. Se é algo que você realmente quer, vá em frente e faça acontecer”, finaliza Yago.
Fonte: Da redação