Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 14/02/2025 as 4:00pm

Bolsa de pesquisa investiga como roubo de salários afeta a saúde de brasileiros e suas famílias em Massachusetts

Três professores da Boston University School of Social Work (BUSSW) foram premiados com...

Três professores da Boston University School of Social Work (BUSSW) foram premiados com pequenas bolsas de pesquisa para investigar questões sociais urgentes que afetam comunidades marginalizadas. O financiamento faz parte do programa de pequenas bolsas da escola, uma iniciativa lançada em 2022 pela professora Hyeouk Chris Hahm, decana associada de pesquisa, com o objetivo de apoiar propostas inovadoras de membros do corpo docente.

O Impacto do Roubo de Salários na Saúde de Trabalhadores Imigrantes Brasileiros e Suas Famílias

Cristina Araujo Brinkerhoff (PhD’23), professora e pesquisadora da BUSSW, está investigando como o roubo de salários afeta a saúde e o bem-estar de trabalhadores imigrantes brasileiros e suas famílias em Massachusetts. O roubo de salários—prática que inclui negação de horas extras, desvio de gorjetas ou classificação incorreta como contratantes independentes—atinge especialmente os imigrantes.

Com o financiamento da bolsa, Brinkerhoff analisará denúncias de roubo de salários e se unirá ao Brazilian Worker Center para documentar as experiências dos trabalhadores por meio do método photovoice. O projeto também apoiará esforços de advocacy para fortalecer as proteções trabalhistas em Massachusetts.

Cristina Araujo Brinkerhoff é uma professora e pesquisadora dedicada à justiça social, disparidades em saúde, equidade em saúde, redes sociais, apoio social, saúde mental, políticas de imigração e pesquisa participativa baseada na comunidade. Ela atua como coordenadora de mídias sociais do Caucus of Refugees and Immigrants Health da American Public Health Association (APHA).

Antes de ingressar na BU, a Dra. Brinkerhoff trabalhou no Institute for Community Health como pesquisadora associada e foi bolsista de pesquisa do NIH na BU e na UMass Boston, onde conduziu um estudo exploratório sobre as implicações do transnacionalismo, cultura e redes sociais para a saúde e o comportamento de imigrantes brasileiros e dominicanos. Desde 2015, ela é membro do conselho do Brazilian Workers Center.

A Dra. Brinkerhoff formou-se em Sociologia pela UMass Boston em 2011, obteve um mestrado em Sociologia Aplicada em 2014 e, em 2023, concluiu seu doutorado na Escola de Serviço Social da Boston University.

OUTRAS PESQUISAS

Nuestras Historias: Narrativas e Impacto da Experiência Migratória para Mulheres na Fronteira EUA-México

A professora Luz López, em parceria com Fabiola Peña, PhD, pesquisadora no México, estudará as experiências de mulheres migrantes em abrigos e acampamentos nas cidades de Reynosa e Matamoros, no México, enquanto aguardam para entrar nos Estados Unidos.

Apesar de uma recente queda nas travessias, milhares de migrantes—muitos deles mulheres e crianças—continuam em um limbo, aguardando audiências de imigração. Vivendo em acampamentos informais, eles enfrentam altos riscos de violência, trauma e uma grave falta de apoio à saúde mental. Por meio de entrevistas com 75 mulheres migrantes, a pesquisa destacará a necessidade de melhores serviços de saúde mental, especialmente em um contexto de políticas de imigração cada vez mais restritivas. Os resultados ajudarão a iluminar as dificuldades enfrentadas por essas mulheres e o apoio de que precisam.

Explorando as Histórias de Vida de Jovens Latinx que Passaram pelo Sistema de Acolhimento e Sofreram Abuso Sexual

Muitos jovens Latinx no sistema de acolhimento dos EUA enfrentam desafios significativos ao fazer a transição para a vida adulta, incluindo dificuldades com moradia, educação e reconexão familiar. Eles também estão mais expostos ao abuso sexual na infância (ASI), cujos impactos podem perdurar na vida adulta. No entanto, suas vozes frequentemente estão ausentes nas discussões sobre como melhorar o sistema de acolhimento e prevenir o abuso.

A professora Alicia Mendez está se unindo à Remarkably Us, uma organização sem fins lucrativos liderada por Latinas com experiência no sistema de acolhimento, para mudar esse cenário. Sua pesquisa coletará histórias orais de jovens Latinx que passaram pelo sistema de acolhimento e sofreram ASI. Essas entrevistas ajudarão a identificar formas de tornar o sistema mais seguro e a informar políticas públicas que ofereçam melhor suporte a esses jovens. O projeto também trabalhará com os participantes para criar um livro ou revista que compartilhe suas histórias com o público.

Esses três projetos exemplificam o compromisso da BUSSW em abordar questões sociais urgentes e promover mudanças significativas para comunidades vulneráveis. Com o apoio das bolsas de pesquisa, os professores buscam não apenas gerar conhecimento, mas também influenciar políticas e práticas que melhorem a vida daqueles que mais precisam.

Top News