Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 19/02/2025 as 2:00pm

“Coyotes” anunciam operações de contrabando na fronteira do Canadá com os EUA

Em um cenário preocupante, traficantes canadenses estariam utilizando a plataforma TikTok para...

Em um cenário preocupante, traficantes canadenses estariam utilizando a plataforma TikTok para anunciar operações de contrabando humano, direcionadas a imigrantes ilegais que desejam cruzar a fronteira norte dos Estados Unidos. A informação foi divulgada em um novo relatório, que expõe abertamente anúncios como "cad to usa" (Canadá para EUA), seguidos de mensagens como "dm me" (me chame na direct), publicados por usuários como@helper4731.

Embora as contagens tenham sido removidas da plataforma e sua legitimidade não tenha sido confirmada, o TikTok informou à Fox News Digital que os vídeos foram excluídos por violarem as normas da comunidade, que proíbem conteúdo que promova qualquer forma de contrabando humano. A situação levanta preocupações sobre a segurança da extensa fronteira norte dos EUA, que, segundo especialistas, é amplamente desprotegida.

O deputado Ryan Zinke, republicano de Montana e presidente do Northern Border Security Caucus, alertou para os riscos. "O perigo é que eles vão para onde não estamos", disse Zinke à Fox News. "A fronteira norte já registrou centenas de travessias de pessoas na lista de vigilância terrorista." Ele destacou que percorrer a fronteira de leste a oeste apenas em Montana leva 10 horas, com vastas áreas sem proteção adequada. "Há muita fronteira e muita distância entre os agentes", explicou.

O New York Post identificou pelo menos meia dúzia de anúncios de "coyotes" (contrabandistas) na fronteira norte, principalmente direcionados a imigrantes indianos, que geralmente possuem mais recursos financeiros do que os migrantes sul-americanos. Os anúncios prometiam travessias "seguras" no mesmo dia por valores a partir de US$ 4 mil. Dados governamentais mostram que, dos quase 1,8 milhão de adultos indianos interceptados pela Patrulha da Fronteira no ano passado, mais de 150 mil entraram nos EUA pelo Canadá.

A deputada Nicole Malliotakis, republicana de Nova York, está pressionando o Departamento de Justiça a investigar o TikTok e outros aplicativos ligados ao tráfico humano. Enquanto a maioria das travessias ilegais ocorre na fronteira sul, autoridades alertam há anos sobre o aumento de atividades na fronteira norte.

O TikTok, aplicativo de propriedade chinesa, tem sido usado por imigrantes ilegais e coyotes para gerar receita há anos. Um exemplo notório é o caso de Leonel Moreno, um venezuelano ilegal que se gabava de ganhar US$ 1 mil por semana na plataforma ao postar vídeos incentivando compatriotas a invadir casas desocupadas e zombar dos contribuintes americanos. Moreno foi finalmente deportado após faltar a check-ins obrigatórios com a Imigração e Alfândega no ano passado.

Em 2023, a BBC já havia exposto centenas de vídeos no TikTok, YouTube e WhatsApp promovendo serviços semelhantes para migrantes que desejavam cruzar para os EUA a partir do México, após o fim da política Title 42 pela administração Biden-Harris. Na época, a mídia descreveu o cenário como "negócios em alta".

Desde o início do segundo mandato do presidente Donald Trump, marcado por uma repressão nacional a imigrantes criminosos, as travessias ilegais na fronteira sul caíram drasticamente. Na semana passada, a média diária de travessias conhecidas havia diminuído 93%. No entanto, a fronteira norte continua sendo um ponto vulnerável, exigindo atenção urgente das autoridades para combater o contrabando humano e garantir a segurança nacional.

A situação expõe não apenas falhas na vigilância fronteiriça, mas também os desafios de regular plataformas digitais que, inadvertidamente ou não, se tornam ferramentas para atividades ilegais. Enquanto isso, o debate sobre imigração e segurança nas fronteiras permanece no centro das discussões políticas nos Estados Unidos.

Fonte: Da redação

Top News