Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 28/03/2025 as 10:00pm

Grande operação conjunta do ICE em Massachusetts prende cinco brasileiros procurados nos Brasil

Brasileiro é preso pelo ICE Uma vasta operação realizada pelo Departamento de...


Brasileiro é preso pelo ICE

Uma vasta operação realizada pelo Departamento de Imigração e Fiscalização Aduaneira dos Estados Unidos (ICE) e outras forças de segurança prendeu 370 imigrantes irregulares no estado de Massachusetts, entre os dias 18 e 23 de março. A operação teve como alvo o combate ao crime organizado transnacional, gangues e criminosos estrangeiros, com foco na região de Boston. Dentre os detidos, cinco brasileiros foram identificados, embora seus nomes não tenham sido divulgados pelas autoridades americanas.

A ação envolveu a colaboração de diversas agências federais e locais, incluindo o FBI, a Administração de Repressão às Drogas (DEA), o Escritório de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF), o Serviço de Segurança Diplomática e a Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP). Segundo informações divulgadas pelo ICE, a operação foi parte de um esforço contínuo para desmantelar redes criminosas transnacionais que operam em solo americano.

Entre os grupos criminosos visados na ação estão gangues notórias como MS-13, Tren de Aragua, Trinitarios e 18th Street Gang, todos conhecidos por envolvimento com tráfico de drogas, violência e outros crimes graves. Dos 370 imigrantes detidos, 205 já tinham condenações ou acusações criminais significativas, incluindo homicídios, tráfico de drogas e crimes relacionados a organizações criminosas. Seis indivíduos eram fugitivos estrangeiros procurados por acusações graves como assassinatos e tráfico de armas.

Durante a operação, as autoridades apreenderam substâncias ilícitas, como 44 kg de metanfetaminas, 5 kg de fentanil e 1,2 kg de cocaína, além de três armas de fogo e munição. Essas apreensões revelam a complexidade e o porte das organizações criminosas que operam nos Estados Unidos e suas conexões internacionais.

Entre os brasileiros detidos, quatro estavam com mandados de prisão em aberto por diversos crimes cometidos no Brasil. Entre os casos, destacam-se acusações de homicídios, tráfico de drogas, furto e porte ilegal de armas. Um dos indivíduos estava procurado por assassinato, enquanto outro foi preso por não cumprir pena após condenações por homicídios.

A operação reflete o compromisso da administração americana, que, desde a campanha presidencial de Donald Trump, tem se dedicado ao combate à imigração ilegal e à deportação de imigrantes com envolvimento em atividades criminosas. O governo dos EUA tem se esforçado para deportar "número recorde" de pessoas, com ênfase em aqueles com antecedentes criminais.

As autoridades não apenas destacam a importância de combater o crime transnacional, mas também reforçam a necessidade de manter a segurança interna através da remoção de indivíduos que representam uma ameaça à ordem pública. A operação em Massachusetts evidencia o alcance e a estratégia robusta do ICE e suas parceiras no enfrentamento da criminalidade transnacional.

Top News