Publicado em 31/03/2025 as 10:00pm
Maura Healey e Michele Wu divergem sobre imigração
Enquanto a crise migratória nacional continua a dominar o debate político, duas das...
Enquanto a crise migratória nacional continua a dominar o debate político, duas das principais líderes democratas de Massachusetts — a governadora Maura Healey e a prefeita de Boston, Michelle Wu — estão adotando abordagens distintas sobre o controverso tema do status de "cidade santuário" e a relação entre autoridades locais e federais em questões de imigração.
Healey: "Massachusetts não é um estado santuário"
Questionada sobre as declarações de Tom Homan, ex-chefe de fronteira do governo Trump, que prometeu trazer o "inferno" a Boston durante visita recente, Healey foi enfática:
"Massachusetts não é um estado santuário", afirmou, destacando que a polícia estadual coopera com autoridades federais quando possível.
A governadora, que busca a reeleição, lembrou seu histórico como procuradora-geral e enfatizou que o estado é "um dos mais seguros do país".
A postura de Healey reflete uma tentativa de equilibrar a base progressista do Partido Democrata com eleitores moderados e conservadores, especialmente em um ano eleitoral onde o custo do sistema de abrigos para migrantes — que já abrigou milhares de famílias — deve ser um dos temas centrais.
Wu: "Boston é a cidade grande mais segura porque é segura para todos"
Já a prefeita Wu, também em campanha pela reeleição, adotou um discurso mais alinhado às políticas progressistas de sua base urbana. Em aparições recentes — incluindo uma audiência no Congresso e no programa "The Daily Show" — ela defendeu que:
Medo e desconfiança tornam a cidade menos segura. "Se as pessoas têm medo de levar os filhos à escola ou chamar a polícia, isso prejudica a segurança de todos", argumentou.
Rejeitou a ideia de que imigrantes cometem mais crimes. "É uma narrativa falsa. Nossas comunidades imigrantes são empreendedoras, trabalham em hospitais e universidades de excelência", disse.
Wu também reforçou o apoio ao "Trust Act", lei municipal que proíbe a colaboração de departamentos locais com a imigração federal em casos de detenções civis.
Estratégias políticas distintas
As diferenças entre Healey e Wu refletem seus respectivos eleitorados:
Healey precisa conquistar votos em um estado que, apesar de majoritariamente democrata, elegeu republicanos como governador no passado.
Wu, por sua vez, representa uma cidade onde políticas progressistas e inclusivas têm amplo apoio.
Ambas são vistas como possíveis candidatas a cargos nacionais no futuro, mas ainda não está claro qual abordagem — a moderada de Healey ou a progressista de Wu — será mais eficaz no cenário político atual.