Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 2/04/2025 as 11:00am

Juiz de Boston impede deportações para terceiros países sem avaliação de risco

Juiz Brian E. Murphy O juiz Brian E. Murphy, da Corte Federal de Boston (Massachusetts),...


Juiz Brian E. Murphy

O juiz Brian E. Murphy, da Corte Federal de Boston (Massachusetts), determinou que o governo dos Estados Unidos não pode deportar imigrantes para um terceiro país sem considerar os riscos que eles podem enfrentar. A decisão, anunciada na sexta-feira (28), afeta casos que já foram concluídos nas Cortes de Imigração e surge em resposta a uma ação movida por organizações como a National Immigration Litigation Alliance.

A medida beneficia imigrantes que foram enviados para terceiros países ou que estão sob custódia das autoridades migratórias e temem a deportação. Entre os casos mais notáveis, estão os de mais de 200 venezuelanos e hondurenhos que foram deportados para El Salvador, além de outros imigrantes enviados para o Panamá e a Costa Rica.

Um dos relatos mais impactantes é o de um guatemalteco que foi deportado para o México, onde não conhecia ninguém e sofreu abuso sexual. Ele não teve a oportunidade de argumentar em tribunal sobre os riscos de ser enviado para aquele país. Outro caso envolve uma mulher hondurenha que cumpre regularmente suas obrigações judiciais perante o ICE e agora teme ser deportada para uma nação onde não possui laços ou segurança.

A decisão do juiz Murphy impede temporariamente essas remoções até que o mérito de cada caso seja analisado em tribunal. O governo federal ainda não se manifestou oficialmente sobre a decisão.

Top News